Assembleia do Clero da Rensa vivencia a sinodalidade

Padres e diáconos permanentes da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 30/8, para a 2º Assembleia do Clero de 2023, realizada na Cúria Regional, no bairro Industrial, em Contagem. O arcebispo, dom Walmor, enviou aos padres e diáconos mensagem sobre o importante momento de partilha. Dom Walmor destacou a mística da sinodalidade, lembrando que o processo tem o seu ápice, sua alimentação e sua alavanca na mística da comunhão, que depende de cada um de nós. “Depende do nosso abrir-se ao amor de Deus, da nossa compreensão dialogal de estarmos com os outros fazendo das nossas diferenças não distanciamento, mas uma riqueza”, sublinhou o Arcebispo. Acompanhe ao final  da notícia, a mensagem em sua íntegra.

Caminhos pastorais

A Assembleia Regional do Clero acontece duas vezes a cada ano e reúne padres e diáconos que atuam nas paróquias, santuários e demais comunidades de fé da Região. Esse é um momento importante para refletir sobre os caminhos pastorais, falar das expectativas e de fortalecer a caminhada por meio das partilhas de cada participante.

Com o tema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33), em consonância com o ano vocacional, a Assembleia do Clero da Rensa proporcionou importantes momentos de unidade e partilha entre os presbíteros e diáconos. Cada sacerdote que atua como assessor pastoral refletiu sobre as ações desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2023 e sobre as expectativas para o próximo ano (2024).

Vicariatos

Outro especial momento da Assembleia do Clero foi vivenciado com as participações do Vicariato Especial para Ação Pastoral (VEAP), por meio do padre Filipe Gouvêa, do Vicariato Episcopal para Ação Missionária (VEAM), por meio do padre Hélio Parreiras e do secretário José Maurício e do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) representado pelo padre Flávio da Silva Ramos.

Novo representante do Clero

Um espaço muito expressivo na Assembleia do Clero da Rensa foi a votação de um novo representante da Pastoral Presbiteral, que passa a ser o vigário da Paróquia Jesus Cristo Libertador, padre Osvaldo Ferreira. O novo representante assume a vaga que antes era ocupada pelo pároco da Paróquia Jesus Operário, padre Sebastião Diogo.

Mensagem do Arcebispo

“Saúde e paz amados e amadas de Deus

Querido dom Nivaldo, queridos padres e diáconos colaboradores presentes nesta Assembleia do Clero da querida Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida,

Gostaria muito de ter podido estar presente para abraçá-los. Não sendo possível em razão de compromissos, quero vos deixar essa mensagem. Li a pauta (da Assembleia) rica, importante e desafiadora. Dela tomo especialmente a  referência à sinonalidade: um desafio posto à nossa Igreja não por algo novo, mas sobretudo por resgatar ainda mais a sua identidade no horizonte da comunhão da participação e da missão. Por isso eu quero lhes compartilhar algo que é uma preocupação: quando falamos em sinodalidade nós falamos de organização, dinâmicas e funcionamentos que permitam a participação e a comunhão. Lança um olhar sobre o caminho da nossa Arquidiocese de Belo Horizonte o no horizonte do “Projeto Proclamar a Palavra”. Temos estruturas sinodais que merecem aperfeiçoamentos, correções e avanços, mas, somos uma Igreja organizada, permitindo participação comunhão e missão. Quero, porém, acentuar de modo especial e específico, um aspecto: a sinodalidade naturalmente não se esgota na organização nas dinâmicas e nos funcionamentos. Ela tem o seu ápice, sua alimentação e sua alavanca na mística da comunhão, que depende de cada um de nós e da nossa própria abertura. Depende do nosso abrir-se ao amor de Deus, da nossa compreensão dialogal de estarmos com os outros fazendo das nossas diferenças não distanciamento, mas uma riqueza. A mística portanto é a grande tônica. Como dizem os santos padres da sinodalidade: mística orante, mística contemplativa, mística que permita exatamente a comunhão dos diferentes em favor da evangelização. Portanto, isso depende de cada um de nós. Não basta organizar e bem organizar, é preciso ter uma presença testemunhal à altura. Deus nos ajude a fazer esse caminho e que ele seja muito fecundo. Deixo o meu grande abraço, agradecido por seu trabalho, o seu empenho, por tudo aquilo que estamos juntos apostando e fazendo.

Um grande abraço. Deus seja louvado e continuemos com muita alegria!

Acompanhe nas imagens, especiais momentos da 2ª Assembleia do Clero da Rensa 2023