Você está em:

Arquidiocese e IBio assinam acordo para preservar Santuário Nossa Senhora da Piedade

A Arquidiocese de Belo Horizonte e o Instituto BioAtlântica (IBio) formalizaram nesta segunda-feira uma parceria que objetiva a preservação ambiental, cultural e o desenvolvimento social da região que abriga o Santuário Nossa Senhora da Piedade. O contrato, assinado pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e pelo diretor executivo do IBio, Eduardo Figueiredo, prevê a implantação do projeto Gestão Integrada do Território (GIT), uma metodologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros e europeus e que será aplicada no entorno do Santuário ecológico-mariano com a participação da PUC Minas.

O encontro que oficializou a parceria contou com a presença do reitor da Universidade, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joaquim Mol, do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Luiz Gonzaga Fechio, do consultor empresarial, conselheiro e um dos idealizadores do IBio, Eliezer Batista, além de gestores da Mitra Arquidiocesana, Sociedade Mineira de Cultura, Sociedade Civil Espírito Santo, do reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, padre Nédio Lacerda e outros religiosos.

Dom Walmor agradeceu aos representantes do IBio e das diversas instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo empenho em preservar a região que abriga o Santuário da Padroeira de Minas Gerais. Pediu a bênção de Deus para a etapa que se inicia. O diretor executivo do IBio, Eduardo Figueiredo, manifestou alegria em poder contribuir com a preservação de um lugar que não somente é rico em termos de diversidade ambiental, mas também em espiritualidade. Já o conselheiro e um dos idealizadores do IBio, Eliezer Batista, destacou o valor humanístico da iniciativa. Ele se emocionou ao dizer que a parceria objetiva, acima de tudo, preservar a vida. Disse que nenhuma iniciativa de preservação ambiental será bem sucedida se não considerar a população que vive na região a ser cuidada.

A reunião foi concluída com um momento de oração. Padre Nédio Lacerda leu um trecho do livro do Gênesis, regatando o momento em que Deus cria a Natureza.