Você está em:

Arquidiocese de BH tem novo bispo auxiliar

O Papa Bento XVI nomeou o monsenhor Wilson Luis Angotti Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese Belo Horizonte (MG). A Ordenação Episcopal será realizada em 1º de julho de 2011, em Taquaritinga – SP, sua terra Natal.

O anúncio da nomeação, feito nesta quarta-feira, dia 4, foi recebido com muita alegria pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Monsenhor Wilson Luis Angotti Filho, presbítero pertencente ao clero da Diocese de Jaboticabal – SP. Nascido em 5 de abril 1958, em Taquaritinga,  é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

– Trajetória pastoral e acadêmica:

Formado em Filosofia e Teologia, monsenhor Wilson é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Professor de Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília, assessor da CNBB, junto à Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, desde julho de 2007. Monsenhor Wilson é  Membro do Instituto Nacional de Pastoral (INP) e do Conselho Editorial das Edições CNBB.

“Desde o momento em que, nos primeiros dias de abril, recebi a notícia de que o Santo Padre Bento XVI me nomeava como bispo auxiliar de Belo Horizonte, sinto-me muito unido a essa Igreja, situada no coração das Minas Gerais; o meu coração já começou a bater em sintonia com o de vocês, partilhando alegrias, preocupações, assim como as esperanças que os animam”, disse monsenhor  Wilson em mensagem enviada aos fiéis da arquidiocese de Belo Horizonte.


– Veja a mensagem do arcebispo dom Walmor:

Com alegria e agradecido ao Santo Padre Bento XVI, pela delicadeza na acolhida de meu pedido de mais um Bispo Auxiliar para as grandes tarefas missionárias e evangelizadoras de nossa amada Arquidiocese, acolhemos o Revmº padre Wilson Luís Angotti Filho, presbítero pertencente ao clero da Diocese de Jaboticabal – SP, nascido aos 05 de abril 1958, em Taquaritinga, Estado de São Paulo. Estou certo de que ele colaborará eficazmente em tudo e acolhido fraternalmente por todos.

Sua Ordenação Episcopal será em 1º de julho de 2011, 19h em Taquaritinga – SP, sua terra Natal. Oremos por ele, por seus familiares e estejamos unidos neste caminho missionário, esperançosos sempre e empenhados para mais operários para a messe que é grande.

Com grande apreço, agradecido pela comunhão, colaboração e alegria de servirmos juntos nesta amada Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte