As cidades de São Joaquim de Bicas e Igarapé, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebem o Projeto Piloto Rondon Resíduos. O projeto é vinculado à Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas e conta com a participação de 15 universitários até o dia 30 de janeiro.
Acompanhados por duas técnicas, uma turismóloga e outra bióloga, os 15 jovens atuam em trabalhos de mobilização social e capacitação da população e grupos organizados quanto à temática da redução e reciclagem de lixo urbano e educação ambiental. As atividades têm o apoio das prefeituras locais.
Em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a Fundação Israel Pinheiro e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR), o Projeto Rondon Resíduos incentiva a participação dos moradores em atividades sobre reciclagem e redução de lixo.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Mônica Abranches, o lixo é questão de saúde pública que, para sua solução, exige a participação de todas as pessoas. ”É necessário entender o meio ambiente e encontrar formas de, pela educação, semear este entendimento para todos os indivíduos. É necessário difundir o conhecimento científico, tornando-o útil e aplicável à solução dos problemas associados aos resíduos sólidos”, ressalta.
Projeto Rondon Minas
Um dos grandes projetos de extensão, o projeto Rondon Minas tem como foco intervenções sociais em municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e/ou comunidades que apresentem demandas de trabalhos sociais em áreas de atendimentos de políticas públicas, com posterior execução das possíveis ações para o seu desenvolvimento.
O trabalho é realizado a partir das dificuldades e dos pontos de grande potencial que podem ser explorados para a melhoria da qualidade de vida da população, além de incentivar o desenvolvimento socioeconômico do município ou localidade.