
Milhares de representantes indicados pelas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte participaram da Assembleia Plenária da 7ª Assembleia do Povo de Deus (APD), na manhã deste sábado, 23 de maio, na Catedral Cristo Rei.
O especial momento de comunhão e partilha, presidido pelo nosso arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, juntamente com os bispos auxiliares: dom Nivaldo dos Santos Ferreira, dom Joel Maria dos Santos, dom Júlio César Gomes Moreira, dom Edmar José da Silva, dom José Otacio Oliveira Guedes e dom Evandro Campos Maria, congregou grande assembleia de fiéis. Reuniu também representantes das paróquias, como padres, leigos e jovens; membros do Conselho Pastoral Arquidiocesano; integrantes dos Conselhos Pastoral das Regiões Episcopais; Vicariatos Especiais; diáconos permanentes e suas esposas; seminaristas; membros da Comunidade Escolar do Colégio Santa Maria Minas; membros da Pastoral Universitária da PUC Minas e representantes das Congregações Religiosas.
Durante a Assembleia Plenária da 7ª APD, os participantes foram convidados para discernir, em grupos, o consenso de toda Igreja Arquidiocesana, sobre os caminhos da Missão: Iniciação à Vida Cristã, Comunidade de discípulos missionários, Liturgia e Piedade Popular, Cuidado das fragilidades das pessoas e da Casa Comum , que formarão as novas diretrizes para a evangelização na capital mineira e nas 27 cidades que integram o território da Arquidiocese. A partir dessa dinâmica, os grupos, inspirados pelo Espírito Santo, dialogaram, ouviram uns aos outros e indicaram uma ação pastoral que possa ser útil na aplicação da realidade de cada paróquia. As ações escolhidas irão ajudar a vivenciar cada Caminho da Missão evangelizadora.
O documento final de trabalho, resultado da 7ª APD, com as novas diretrizes do novo projeto de evangelização Proclamar a Palavra, será entregue no dia 27 de junho, para as comunidades de fé.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo partilhou especial mensagem com a assembleia presente: “Hoje temos a bonita tarefa de trazer a presença de tantos irmãos e irmãs desta bonita caminhada – paróquias, comunidades, instâncias de serviço e tudo aquilo que compõe a amada Arquidiocese de Belo Horizonte. Nosso coração vem cheio de gratidão, ao mesmo tempo, conscientes que temos um longo caminho a percorrer. E continuou sublinhando: “Nossa Igreja,na Arquidiocese de Belo Horizonte, com a 7ª APD confirma ser uma Igreja no horizonte do Concílio Vaticano II, uma Igreja sinodal que quer ser cada vez mais missionária. Ao escolhermos os caminhos da missão evangelizadora, nós queremos, assim, nos comprometer de forma cada vez mais efetiva com o Reino de Deus e com a Igreja que se faz cada vez mais viva”.
Considerada a maior das assembleias pastorais, a Assembleia do Povo de Deus possui caráter autenticamente sinodal, sendo construída em diferentes níveis: paroquial, forâneo, regional e arquidiocesano – fruto de escuta, experiências e discernimento pastoral durante as Assembleias Regionais, Forâneas e Pastorais realizadas nos últimos meses. A 7ª APD é vivenciada na Arquidiocese de BH, desde fevereiro de 2025.
Acompanhe, a seguir, na galeria de imagens, os momentos deste dia marcado pela unidade e pelo desejo de seguir evangelizando!