Você está em:

70 anos do Carmelo Nossa Senhora Aparecida

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou a Eucaristia, neste sábado, pelos 70 anos do Carmelo Nossa Senhora Aparecida, no bairro Monsenhor Messias, em Belo Horizonte.

História do Carmelo –
O Carmelo surgiu através do sonho de Dom Antônio dos Santos Cabral, o primeiro arcebispo da capital mineira, que desejava um Mosteiro de Carmelitas “para sustentar com suas orações e penitências tantas e tão múltiplas atividades apostólicas”.

A pedra fundamental foi lançada solenemente no dia 12 de dezembro de 1939, quando a capital mineira comemorava seu 42º aniversário de criação. Os trabalhos se desenvolveriam com tal eficiência e rapidez que, em breve, tudo estaria em condições para receber as monjas fundadoras.

Na manhã de 16 de julho de 1941, solenidade de Nossa Senhora do Carmo, após a Missa presidida por Dom Antonio dos Santos Cabral e assistida por numerosos sacerdotes e seminaristas, foi declarada, pela portaria do Sr. Arcebispo, estabelecida a fundação e encerrada a clausura.

O Carmelo recebeu a denominação de NOSSA SENHORA APARECIDA E SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS. Depois o nome reduziu-se a Nossa Senhora Aparecida, ficando Santa Teresinha como titular da capela, conforme as exigências das atas de doação.