Você está em:

18 a 25 de janeiro – 2ª Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho/2021: confira a programação e participe!

“Somos todos irmãos
Ninguém solta a mão de ninguém
Unidos num só coração
Assim seja, amém”
(Dom Vicente Ferreira)

O verso, da canção que inspira a 2ª Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho, é de autoria do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Vicente Ferreira, responsável pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser). Fala sobre a força da fé e da  união de um povo, na superação do luto pelas 272 pessoas que morreram soterradas na lama da barragem de rejeitos de mineração, no Córrego do Feijão.

Este ano, em razão do necessário isolamento social,  a Romaria será realizada prioritariamente no formato virtual, com uma programação que envolverá desde vídeo-cartas, a roteiros celebrativos e saraus pastorais. No dia 25 de janeiro, dia em que a barragem de rejeitos de mineração se rompeu, a população se unirá em celebração no Córrego do Feijão, transmitida em tempo real pela página da Renser, no Facebook.

Além da morte das 272 pessoas, o rompimento da barragem no Córrego do Feijão soterrou  casas e plantações, somadas à vasta destruição da fauna e da flora. Toda a bacia do Rio Paraopeba foi contaminada, impondo sérios problemas de saúde e prejuízos às populações ribeirinhas e comunidades indígenas.

No ano de 2020, um ano após o rompimento da barragem, a população se uniu em oração, em uma grande caminhada, que terminou com emocionante celebração: parentes e amigos puderam ouvir  os nomes de cada uma das pessoas que morreram.  Um gesto de homenagem e solidariedade que, segundo os organizadores, se repetirá todos os anos.

Confira a programação na íntegra: 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 2021
18 – 25 de janeiro (atividade virtual)
Troca de correspondências em formato de vídeos entre atingidas e atingidos pela mineração de diferentes comunidades

18 – 24 de janeiro (atividade virtual ou em pequenos grupos)
Lançamento do Pacto dos Atingidos nos territórios impactados pela mineração de todo o Brasil

22 de janeiro (atividade virtual)
10h: Webinar de Denúncia Internacional com MISERIOR e o Centro Europeu para os Direitos Constitucionais e Humanos (ECCHR)
19h: Live dos Atingidos em parceria com a CNBB no canal do Youtube da CNBB e da RENSER

24 de janeiro (TV Horizonte)
11h30: Sarau Versos e Preces especial 2 anos de Brumadinho

25 de janeiro
00h00 – 19h: Vigília em Memória das Vítimas (Santuário Nossa Senhora do Rosário)
05h: Projeções de denúncia e memória do crime da Vale na Igreja de Nossa Senhora das Dores (comunidade do Córrego do Feijão)
12h: Missa em memória das 272 vítimas e da bacia do rio Paraopeba, presidida por Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (comunidade do Córrego do Feijão. Obs.: a missa será transmitida pelas redes sociais da RENSER e pela TV Horizonte)*
13h: Celebração do Pacto dos Atingidos (comunidade do Córrego do Feijão)*
19h: Sarau Virtual de denúncias dos atingidos através da arte, música e poesia
19h30: Santa Missa (Santuário Nossa Senhora do Rosário)
*Por motivos da Pandemia, a celebração da missa terá participação restrita de alguns familiares das vítimas e lideranças das comunidades atingidas.

(Toda a programação no córrego do feijão será transmitida pela TV Horizonte e pela página @região_renser AO VIV)