Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição

Sua presença  pode salvar vidas

O trabalhador de lava a jato e reciclagem Roberto da Silva Pio, de 57 anos, está em processo recuperação da saúde. Há oito meses, ele caiu em uma rua. Abriu o supercílio, teve uma convulsão cerebral e permaneceu internado por dois meses no pronto-socorro do Hospital João XXIII. Após receber alta, foi acolhido na Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição. A queda foi consequência do alcoolismo. “Perdi 25 anos da minha vida para a doença. Tomava diariamente um litro e meio de cachaça”, lamenta Roberto Pio, que perdeu o contato com a família. Pai de sete filhos, com seis netas e um bisneto, ele viu a família se afastar nesse período. Um dos filhos, que atualmente se reaproximou dele, ficou dez anos sem falar ou mesmo trocar mensagens com o pai.

A Casa de Apoio está situada em Belo Horizonte, no bairro Lagoinha. É uma instituição que acolhe pessoas sem moradia, após alta hospitalar, para que se recuperem plenamente de suas enfermidades. Desde que chegou à Casa, Roberto Pio deixou o vício. “Tenho certeza de que não vou beber mais e sempre peço a Deus que me ajude nesse objetivo e me conceda a força suficiente para que eu consiga ficar longe do vício”, afirma Roberto, que costumar frequentar as Missas celebradas no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres. Sobre a rotina da Casa, Roberto diz que costuma operar a máquina de lavar roupas e gosta de plantar cebolinha, flores e plantas medicinais, no jardim localizado na parte externa da Instituição. Quando estiver melhor, ele pretende abrir um lava a jato.

Fazer da Casa de Apoio um lugar transitório, oferecendo autonomia a seus moradores, é um dos grandes desafios a serem transpostos, de acordo com o supervisor de projetos Cássio Henrique Isaías Silva. “Existe uma demanda gigantesca em Belo Horizonte e são poucas as instituições de acolhimento”, explica o supervisor. A proposta é incentivar a reinserção dessas pessoas em suas famílias de origem.

Para estimular a autoestima dos moradores, foram promovidas, durante o ano, diversas atividades – peças teatrais, oficinas de artes manuais e exibição de sessões do projeto Cine Itinerante da PUC Minas. As atividades contribuíram também para reforçar a importância da adesão ao tratamento. Uma das ações de destaque é o projeto Loja Pegue e Leve, com dinâmica semelhante à de um bazar. É organizado um espaço lúdico similar ao ambiente de uma loja. Os moradores podem, dessa forma, escolher produtos diversos e roupas doadas à instituição. “Isso ajuda a aumentar a autoestima do grupo”, detalha Cássio Oliveira. Para envolver os moradores nas atividades, é realizado, mensalmente, o mutirão da limpeza, em que todos participam.

A Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição recebe 60 pessoas que necessitam de cuidados médicos após alta hospitalar.

A Casa de Apoio está situada em Belo Horizonte no bairro Lagoinha.

Sua ajuda é muito necessária para os enfermos da Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição.
Faça parte, entre em contato com a gente: 31 3319-6111