Dom Otacilio Ferreira de Lacerda

O bispo auxiliar dom Otacilio Ferreira de Lacerda nasceu em Palma (MG), no dia 17 de novembro de 1960. É filho do casal João Ferreira de Lacerda e Nercilia de Almeida Lacerda. Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo.  É formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia no Mosteiro São Bento, eme São Paulo, e Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Foi presidente do Projeto Missionário Norte 1 e Sul 1, da CNBB, assessor das pastorais Operária e da Juventude; superintendente da Cáritas Diocesana, representante dos presbíteros (2003 – 2010), e diretor espiritual dos seminaristas (2008 – 2015). Também foi membro do Conselho Presbiteral, vice-ecônomo e coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Guarulhos (SP).

A trajetória pastoral de dom Otacilio inclui a missão de vigário da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, e Santo Alberto Magno, na Diocese de Guarulhos (SP), entre 1988 e 1999. Entre os anos 2000 e 2002, foi pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ministro Andreazza (RO), e vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Presidente Médice (RO), durante o Projeto Missionário Norte 1 e Sul 2 da CNBB. Entre 2003 e 2006, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Guarulhos. Na Paróquia Santo Antônio do Gopoúva, em Guarulhos, foi pároco, de 2006 a 2017.

Dom Otacilio foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 21 de dezembro de 2016, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Ordenação Episcopal foi celebrada no dia 18 de março, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

Ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte

O Bispo Auxiliar integra o Comitê Gestor da Mitra Arquidiocesana (Cogem), acompanha as pastorais sociais, os projetos de ação pastoral no mundo do trabalho e habitação, articulados pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte.  Dom Otacílio é bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que abrange seis cidades da região metropolitana. À luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, coordena, orienta e acompanha a ação evangelizadora e pastoral, o funcionamento e a infraestrutura da Cúria Regional, a Pastoral Presbiteral Regional e o Diaconato Permanente. Está em permanente em contato com os padres, religiosos e comunidades de fiéis da Rensa para escuta, orientações e avaliações. Preside os Conselhos Pastoral Regional, Presbiteral Regional, Pastoral de Forania, Pastoral Paroquial, Paroquial de Administração e Pastoral de Comunidade na Região Episcopal.

A Rensa integra os municípios  Sarzedo, Ibirité, Betim e parte das cidades de Esmeraldas, Contagem e Belo Horizonte.

Foi reeleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 6 de junho de 2019, durante a Assembleia Anual do CONSER Leste 2, para o quadriênio 2019-2023.

Brasão Episcopal

O Brasão é composto de um escudo dividido em quatro partes, uma cruz dourada em fundo chapado azul, que representa a devoção de dom Otacilio a Nossa Senhora do Bom Sucesso, fonte inspiradora para aceitar o chamado ao ministério episcopal. O “SIM” de Maria iluminou o “SIM” de dom Otacilio.

A Cruz dourada significa AUTORIDADE AMOROSA, como deve ser marcada a vida de um bispo.

Na parte superior do Escudo, à direita, está uma Bíblia aberta, prateada, com contorno dourado, tendo no centro uma lança ladeada das letras gregas ALFA E ÔMEGA: Cristo, o princípio e o fim da dedicação episcopal de dom Otacilio.

À esquerda da parte superior do brasão está uma Âncora prateada que significa o Cristo que ancora a perseverança fiel de seu ministério, mesmo nos momentos de dificuldades e, ao mesmo tempo, a renovação da esperança nas promessas de Cristo, onde ancora seu coração.

Abaixo, à direita do brasão, a imagem do Cordeiro, que devido à sua candura e tolerância é símbolo de mansidão e pureza de coração, qualidades necessárias para os que estão a serviço do acolhimento dos fiéis que procuram a pessoa do Bispo, como pastor da Igreja onde ele está.

Abaixo, à esquerda, está uma Estrela, que significa “Maria, a Estrela da Nova Evangelização”, propósito claro na opção de Dom Otacilio no seu ministério episcopal.

Atrás do brasão, a Cruz em ouro simboliza o cajado do pastor, que deve continuar a Missão de Jesus Cristo, Morto e Ressuscitado, sustento e modelo do serviço pastoral que o novo Bispo deseja exercer. Na ponta da cruz-cajado, o listel com o lema de Dom Otacilio: “PARA MIM O VIVER É CRISTO” – “MIHI VIVERE CHRISTUS EST” (Fl 1,21).

Em cima do o brasão está o chapéu prelatício verde, com seis borlas de cada lado, símbolo do Episcopado.

Dom Otacilio deseja transparecer em seu ministério a vida de Cristo, através da Palavra proclamada, da tradição dos Santos Padres trazidas para a experiência da vida.

A espiritualidade Paulina, que inspirou seu lema, e a devoção e espiritualidade Mariana estão presentes em seu ministério e no serviço de uma Igreja missionária. Na Eucaristia, encontra o sustento e força da presença de Cristo, experiência profunda de comunhão.

Contato:

Palácio Cristo Rei