Você está em:

Homo Deus é a dica de leitura da assistente episcopal Cristina Pena

Homo Deus – Uma breve história do amanhã, do escritor  israelense Yuval Noah Harari é a indicação de leitura desta semana trazida por Cristina Angélica Pena, assistente episcopal para o setor de Vilas e Favelas no nosso Vicariato Episcopal para Ação Missionária (Veam): “Homo Deus nos fala das cruzadas e das evangelizações que aconteceram ao longo da história. Gostei do livro pois ele nos ajuda a questionar nossas escolhas e decisões, e tomar as rédeas de nossa vida e nossa história.”

A narrativa busca compreender a sociedade do passado para refletir sobre o futuro. No século XII, o escritor descreve o poder da Igreja Católica como surpreendente, a ponto de conseguir reunir pessoas de toda a Europa, mesmo sendo rivais entre si. Cristina Pena sublinha pontos interessantes da obra, como o fato histórico de que naquele determinado momento, todos acreditavam na mesma fé, sendo o ponto comum a salvação eterna para aqueles que seguiam os ensinamentos: “A partir da evolução da ciência, explicações racionais passaram a ser empregadas para compreender os fenômenos naturais.”

Mesmo com a Revolução Científica, a ciência ainda não é capaz de dar respostas para todas as questões. “E algumas das respostas dadas trazem dilemas éticos. Por isso, nós precisamos da religião”, sublinha Cristina Pena, observando ainda que a  capacidade de criar as próprias histórias e explicar o mundo por meio da razão é o que o autor chama de Humanismo, um modo que segundo ele, cresce no mundo contemporâneo.

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH