Prepare-se para vivenciar o tempo da Quaresma

Em fevereiro inicia-se o período da Quaresma. A Igreja se une durante 40 dias, a partir da celebração da quarta-feira de Cinzas e encerra esse tempo de reflexão espiritual na quinta-feira da Semana Santa. A Quaresma nos prepara para celebrar a Páscoa do Senhor e nos ajuda a purificar os nossos corações.

Um dos modos de nos preparar para a Páscoa são os exercícios quaresmais, como o jejum, a oração e a caridade que nos aproximam mais do sofrimento de Cristo e de seu grande amor por nós. Esses exercícios não estão restritos a esse tempo litúrgico. No entanto, a Quaresma nos ajuda a aprofundar a riqueza dessas práticas, que nos levam a reflexões mais profundas. Prepare-se para esse tempo se conhecendo melhor!

Jejum:  Não se trata de uma dieta, mas de uma prática espiritual que visa uma intimidade maior com Deus. É para a nossa conversão e, também, para que amemos mais a Deus e ao próximo.

Caridade: Doe roupas, calçados, brinquedos, alimentos e acolha com amor os mais necessitados. Ajude os enfermos nessa época de aflição para que possam se recuperar física e espiritualmente.

Oração: A Quaresma é o tempo favorável à oração, pois só vivendo uma vida de oração vamos compreender a vontade de Deus para nossa vida, e assim, amar à vontade d’Ele. “Rezar! A oração muda a realidade. Não o esqueçamos. Ou muda as coisas ou transforma o nosso coração. Mas muda sempre. Rezar é desde já a vitória sobre a solidão e o desespero”, Papa Francisco.

A Quaresma também é uma oportunidade de nos aprofundarmos nas leituras e orações oferecidas nas liturgias desse tempo.  No Brasil, a Campanha da Fraternidade, presente na vida das comunidades de fé, nos ajuda a vivenciar e a refletir esse tempo na perspectiva social, sempre com foco em um tema atual e importante para a sociedade brasileira. Neste ano, o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) nos convida a pensar em nossos irmãos e irmãs mais pobres. Conheça os projetos sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte e nos ajude a fazer a vida de centenas de famílias mais felizes!

Esse importante trabalho de amparo aos mais fragilizados é realizado também graças ao gesto de solidariedade de cada doador da Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade. Clique aqui e faça parte!