AÇÕES E NÚMEROS QUE MUDAM VIDAS

Graças às contribuições e à solidariedade dos doadores, os projetos sociais que a Faço Parte apoia somaram 329.710 atendimentos no último ano.

A Faço Parte ajuda diferentes iniciativas que oferecem acolhida a idosos e enfermos, pessoas sem vínculos familiares, população em situação de rua, crianças de vilas e favelas.

O Projeto Providência, por exemplo, oferece atividades socioeducativas para crianças de vilas e favelas, amparando mais de 1.800 pequeninos que recebem reforço escolar, oficinas de teatro, dança, música, entre outras atividades. As crianças têm também atividades esportivas e de cidadania.

A Faço Parte também foi muito importante, no último ano, para garantir os 184.553 atendimentos realizados pela Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição a pessoas com HIV, oferecendo acolhimento, acompanhamento ao tratamento e assistência social.

O Programa Famílias Acolhedoras realizou 4.526 atendimentos, na missão de encontrar um lar temporário para crianças retiradas da guarda dos pais ou responsáveis por meio de medida protetiva de acolhimento.

 

O Lar Frei Leopoldo  faz o acolhimento institucional de meninas dos 7 aos 12 anos, a maioria órfã ou, por alguma razão, desligada do convívio dos pais pelo Juizado de Menores. Totalizou 1.259 atendimentos no último ano,  assegurando o direito à moradia, saúde, alimentação e educação.

O Vila Fátima atua no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos jovens. O objetivo é prevenir situações de vulnerabilidade social. Foram realizados 13.410 atendimentos, por meio de atividades socio-educativas: oficinas de robótica, jogos digitais, fotografia, educação financeira, formação humana, artesanato e gestão e empreendedorismo.

A Casa Santa Zita proporciona cuidado, abrigo e a atenção essencial à integridade física e emocional de idosos que por algum motivo perderam os vínculos familiares e sociais. Somente em 2018, foram realizados 96.440.

Graças à força da solidariedade, as ações sociais beneficiadas pela Faço Parte alcançaram expressivos números. Foram 329.710 atendimentos.

SOLIDARIEDADE NAS AÇÕES SOCIAIS

As ações sociais beneficiadas pela Faço Parte prestaram, em 2018, assistência a milhares de crianças, adolescentes, idosos e enfermos, por meio de diferentes linhas de atuação:

AÇÕES SOCIAIS

FAÇA PARTE DE UM MUNDO MAIS SOLIDÁRIO

O que é a Faço Parte?

A Faço Parte reúne pessoas decididas a promover o bem, a partir de gestos concretos de doação.

As contribuições reunidas na Campanha Faço Parte mantêm iniciativas de amparo aos mais pobres e de evangelização.

Ao fazer parte, você está ajudando crianças, jovens, idosos e enfermos. Você também está colaborando com lugares especiais, que são de todo o povo mineiro, fundamentais para a evangelização: a revitalização do Santuário da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade e a construção da Catedral Cristo Rei.

PROJETO PROVIDÊNCIA
PROJETO PROVIDÊNCIA

PROJETO PROVIDÊNCIA

Educação, esporte e respeito ao meio ambiente

Associação Projeto Providência contribui para que crianças e adolescentes se tornem cidadãos comprometidos com o bem comum. Para manter suas atividades, a Associação organiza uma campanha de apadrinhamento. Com uma pequena contribuição, todos podem ajudar os trabalhos que objetivam promover o desenvolvimento integral das crianças e jovens.

Saiba mais
PROJETO VILA FÁTIMA
PROJETO VILA FÁTIMA

PROJETO VILA FÁTIMA

Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários

Com o objetivo principal de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, a fim de prevenir situações de vulnerabilidade pessoal e social, o projeto, iniciado em 2012, é desenvolvido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da PUC Minas e Providência Nossa Senhora da Conceição.

Saiba mais
Projeto Casa
Projeto Casa

Projeto Casa

Direito à moradia

Criado a partir da Campanha da Fraternidade do ano de 1993, que teve como tema “Onde Morar?”, o Centro de Apoio aos Sem-Casa (CASA) busca assessorar, apoiar e animar os núcleos organizados de moradia, na abrangência da Arquidiocese de Belo Horizonte, e fortalecer a espiritualidade entre todos os que se dedicam à efetivação do direito à moradia.

Saiba mais
Famílias Acolhedoras
Famílias Acolhedoras

Famílias Acolhedoras

A máxima “No seu coração cabe mais um” define o Projeto Famílias Acolhedoras, que prevê o acolhimento temporário, por famílias voluntárias, de crianças afastadas de seus lares por medidas protetivas. Contempla crianças com possibilidade de reintegração familiar, mas também aquelas que perderam os pais, ou foram definitivamente afastadas de suas famílias.

Saiba mais
Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é cenário de rica beleza natural, no alto da montanha, a 1.746 m de altitude. Lugar para a reflexão, oração e encontro com Deus. Conheça e ajude a preservar a Casa da Padroeira de Minas Gerais.

Saiba mais
Lar Frei Leopoldo
Lar Frei Leopoldo

Lar Frei Leopoldo

Uma “corrente do bem” que reúne voluntários, padrinhos e madrinhas torna mais feliz o dia a dia das crianças do Lar Frei Leopoldo, que acolhe meninas de 2 a 16 anos encaminhadas pelos conselhos tutelares e pela Vara da Infância e Juventude. Algumas retornam às suas famílias, outras permanecem na Instituição ou são adotadas e ganham novas famílias.

Saiba mais
Casa Santa Zita
Casa Santa Zita

Casa Santa Zita

A Casa Santa Zita acolhe idosas que recebem o amparo e o carinho de muitos voluntários. A vivência da fé tem importância marcante na vida das moradoras, que também participam de atividades artísticas e culturais, assistem a filmes e vão ao teatro. Todas recebem os cuidados médicos e alimentação com orientação nutricional especializada.

Saiba mais
Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição
Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição

Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição

A Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição ampara enfermos, dependentes químicos e pessoas em situação de rua que se recuperam de enfermidades, após alta hospitalar. Orientado por perspectiva biopsicossocial, o trabalho envolve cuidado médico, psicológico e psiquiátrico, além de articulações para garantir aos assistidos acesso a políticas públicas.

Saiba mais
Catedral Cristo Rei
Catedral Cristo Rei

Catedral Cristo Rei

Lugar de oração, espiritualidade e solidariedade: dedicação aos mais pobres, crianças, jovens, idosos e enfermos. Sua doação é muito necessária.

Saiba mais
Economia Solidária
Economia Solidária

Economia Solidária

O Projeto Economia Popular Solidária atua na organização de grupos e empreendimentos, promovendo cursos e oficinas de capacitação de trabalhadores para a comercialização de seus produtos. Apoia a realização de feiras, lojas, pontos fixos de venda, e a participação no crédito solidário. Uma importante iniciativa que, para muitas famílias, é a única fonte de trabalho e renda.

Saiba mais
Apadrinhamento
Apadrinhamento

Apadrinhamento

A partir da Campanha de Apadrinhamento do Projeto Providência, é possível contribuir para o desenvolvimento de 1.850 crianças, jovens e adolescentes. Todos recebem alimentação, reforço escolar, bolsa integral no ensino infantil, além de participar de atividades artísticas, culturais e esportivas. Nas últimas décadas, o Projeto acolheu mais de 40 mil crianças e adolescentes. A missão do Projeto Providência é educar para vida, favorecendo o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania.

Saiba mais

Para falar conosco, tirar dúvidas e Fazer Parte, preencha o formulário abaixo. Retornaremos o seu contato o mais breve possível.