Você está em:

Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua celebra a Festa da Padroeira de Belo Horizonte

A Capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, no interior do Santuário da Padroeira de Belo Horizonte, será reinaugurada no próximo dia 15, durante a Missa das 18h. Na oportunidade, também será apresentada a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, do século 18, completamente restaurada. As obras integram os trabalhos de restauro do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, que estão sendo feitos em etapas. A reinauguração marca o dia em que a Igreja Católica celebra Nossa Senhora da Boa Viagem – Padroeira de Belo Horizonte.

Durante as obras da Capela, especialistas removeram sete camadas de tinta e descobriram os tons originais do interior do Santuário – verde, amarelo, azul e branco – referência à bandeira nacional. A partir de pesquisa histórica, foi concluído que o Santuário, inaugurado em 1922, é também um monumento ao centenário da independência do Brasil. Outro detalhe da Capela é um vitral com 15 metros de comprimento, o maior da Capital, também revitalizado.

Sobre a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, obra do século 18 que veio de Portugal, os trabalhos de restauro duraram um ano. Foi ao redor desta imagem, em uma pequena Capela, que se constituiu o Arraial Curral del Rey, origem de Belo Horizonte. A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem cresceu no povoado e a Capela tornou-se pequena para tantos fiéis. Cedeu lugar para um templo maior – a Igreja Matriz da vila. Mais tarde, quando foram construir Belo Horizonte, a segunda Igreja foi demolida e, em 1922, concluída a terceira edificação, hoje o Santuário de Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A Igreja, que reúne fiéis todos os dias, dia e noite, durante 24 horas, ininterruptamente, para adoração ao Santíssimo Sacramento, foi erguida no lugar onde havia a primeira Capela. É, portanto, o marco zero da cidade.

Programação no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem
(Rua Sergipe, 175, bairro da Boa Viagem)

9 de agosto – Quinta-feira
18h – Missa
19h15 – Catequese

10 de agosto – Sexta-feira
18h – Missa

11 de agosto – Sábado
18h – Missa

12 de agosto – Domingo
18h – Missa

13 de agosto – Segunda-feira
18h – Missa
19h30 – Oficina de Espiritualidade

14 de agosto – Terça-feira
18h – Missa

15 de agosto – Quarta-feira – Dia da Padroeira
7h, 8h30 e 11h – Missa
16h30 – Terço
17h – Procissão Luminosa
18h – Missa Solene