Jubileu Diamante: fiéis celebram 60 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade Padroeira de Minas Gerais

Os  mineiros celebram os 60 anos da proclamação de sua padroeira, com programação especial no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Milhares de fiéis  se organizam em caravanas para participar das grandes peregrinações que serão realizadas durante todo este ano.

A Missa e a Novena Jubilar rezadas todo dia 15 , reúnem os fiéis, em oração, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, todos os meses, até 15 setembro, Dia da Padroeira de Minas Gerais.

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade vivencia o ano Jubilar desde 2019,  com a participação de milhares de fiéis nos momentos de partilha e oração, em preparação para celebrar, em 2020, o Jubileu Diamante da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade Padroeira de Minas Gerais. Uma série de celebrações e atividades especiais  estão sendo realizadas no Santuário.

O Estado de Minas Gerais foi consagrado a Nossa Senhora da Piedade no dia 31 de julho de 1960, com decreto do Papa João XXIII, por meio das Letras Apostólicas “Haeret animia”, de 20 de novembro de 1958.

“Nossas igrejas estão fechadas, mas de nossas casas formamos um coração só”: homilia de dom Walmor neste Domingo de Ramos

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais não recebeu multidões de fiéis, como sempre ocorre em cada Semana Santa. Na Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas Gerais, poucas pessoas: o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, os sacerdotes servidores do Santuário com uma pequena equipe de fiéis leigos. Do ponto mais alto do Santuário, com  simplicidade, a Eucaristia foi celebrada. Embora sem a presença da assembleia de fiéis, a Missa integrou famílias, a partir da fé e de diferentes meios de comunicação católica. Em sua homilia, dom Walmor lembrou: “Esta Semana Santa, embora não congregando pessoas em nossos templos, será rica de espiritualidade. É convite forte à humanidade para viver novo tempo”.

Os templos estão fechados, em razão do isolamento social necessário para conter a pandemia da Covid-19. Neste contexto, dom Walmor, se dirigindo aos fiéis, que participaram da celebração pela Rádio América, TV Horizonte, Rede Minas e redes sociais, disse: “A sua casa agora é a grande igreja”, fazendo referência à igreja doméstica, lar das famílias.

A homilia do arcebispo Dom Walmor foi destaque no Jornal Estado de Minas e Jornal O Tempo:

Acompanhe, logo abaixo, a homilia completa. Compartilhe com a sua família.