Você está em:

19 de outubro – IV Simpósio Arquidiocesano Pró-vida: Participe!

O Conselho Pró-vida da Arquidiocese de Belo Horizonte promove o IV Simpósio Arquidiocesano Pró-vida: O nascer e o morrer com dignidade, no dia 19 de outubro (sábado), das 8h às 18h, no Auditório da PUC Minas, na Praça da Liberdade.

A programação contempla atividades culturais, palestras e mesas-redondas, com padres e coordenadores de projetos da Arquidiocese de Belo Horizonte, professores da PUC Minas e outros profissionais das áreas do Direito, Enfermagem e Medicina, relacionados ao tema principal  do evento: “O nascer e o morrer com dignidade”.

Veja abaixo a programação completa, clique aqui e inscreva-se.

Dia 19 de outubro, das 8h às 18h.
Local: Auditório da PUC Minas / Praça da Liberdade.
Endereço: Rua Sergipe, 790 – Funcionários – Belo Horizonte – MG

PROGRAMAÇÃO:

8h– Credenciamento
8h15 – Atividade cultural

8h30Mesa-redonda: “A vida que se inicia”
1) O ambiente para a reprodução humana – Dr. Diác. Paulo Taitson. PUC Minas. Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Reprodução. Presidente da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis.
2) Salvando pequenas vidas hoje – Dra. Deise Félix Quintão. Médica intensivista pediátrica. Chefe de clínica, HISC Unimed e HJPII.
3) BR 381/Concilia: Intervenções para uma nova vida – um case de sucesso – Dr. André Prado de Vasconcelos. Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Brasília, DF. Mestre em Direito Comparado pela Universidade Samford / EUA.
Moderadora: Dra. Cláudia Regina Guedes Maia – Desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

10h – Coffee Break e Atividade Cultural

10h30Mesa-redonda: “A pertença da vida”
1) O cuidado na urgência e emergência – Prof. Dra. Érika de Azevedo Leitão Massimo. PUC Minas. Doutora em Saúde e Enfermagem. Diretora dos Cursos de suporte básico e avançado do SOMITI.
2) A visão do biodireito – Profa. Dra. Maria de Fátima Freire de Sá. PUC Minas. Coordenadora do curso de Especialização em Direito civil da PUC Minas.
Moderador: Dr. Pe. Márcio Antônio de Paiva. Doutor em Filosofia. Coordenador do Curso de Filosofia da PUC Minas. Pároco solidário da Paróquia Nossa Senhora Rainha.

12h – Almoço

13h30 – Atividade Cultural

14h – Mesa-redonda: “Morrer com dignidade”
1) O papel do médico que diagnostica – Prof. Dr. Eduardo Carlos Tavares. Professor aposentado da Faculdade de Medicina-UFMG. Professor PUC Minas e FUMEC. Membro da Academia Mineira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria.
2) O morrer na visão do médico que atende. Dr. Ernani Furletti Lages. Cardiologista. Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Chefe do ambulatório da Paróquia Nossa Senhora Rainha.
Moderador: Prof. Dr. José Luiz Fonseca Brandão. Médico. Especialista em Clínica Médica e Medicina do Trabalho. Coordenador da Câmara Técnica de Bioética do CRM/MG.

15h30Conhecendo a Casa Mãe Oásis da Imaculada – Com sua fundadora Simone Calegário.

16h Laudato Si e desdobramentos – Prof. Dr. Pe. Otávio Juliano de Almeida. PUC Minas.
Moderador: Prof. Dr. Pe. Rogério Jolins Martins. PUC Minas. Coordenador do Conselho Arquidiocesano Provida / Arquidiocese de Belo Horizonte.

17h – Missa de Encerramento