Você está em:

A Pastoral do Dízimo tem por objetivo levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na sociedade cristã – a Igreja – da qual cada batizado é parte. O dízimo objetiva atender a três dimensões na Igreja:

Dimensão Caritativa/Social: 

A dimensão caritativa do dízimo se manifesta no cuidado que a Igreja, como continuadora da missão de Jesus, tem com os pobres. As paróquias destinam uma porcentagem do dízimo recebido para realizar ações sociais e apoiar projetos de promoção humana.

 

Dimensão Missionária: 

Através do dízimo as paróquias podem organizar suas missões nas comunidades, contribuindo para o aprofundamento da comunhão e partilha, sustentando as pastorais e capacitando os leigos e
leigas para a missão.

 

Dimensões Religiosa e Eclesial: 

O dízimo fortalece a vida comunitária, permitindo que a paróquia possa adquirir materiais litúrgicos como vinho, hóstias, velas, cumprir os compromissos financeiros e adquirir novos espaços para igrejas e salões comunitários.

 

 

 

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral e do Secretariado Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, promove o 2° Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, no dia 22 de setembro (sábado), das 8h às 17h.

O evento é destinado aos padres, lideranças, coordenadores e agentes da Pastoral do Dízimo e será realizado no Teatro da PUC Minas São Grabriel (Rua Walter Ianni, 255 – São Gabriel) em Belo Horizonte.

Inscreva-se, preenchendo este formulário de inscrições, até o dia 19 de setembro, com vagas limitadas.

Palestras:

Dom Edson Oriolo (Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Mestre em Filosofia Social e Autor do livro “A Nova Pastoral do Dízimo: formação, implantação e missão na Igreja”)

  • Design Thinking: Ferramenta de inovação para os agentes da Pastoral do Dízimo”.

André Moreira (Coordenador da Pastoral Diocesana do Dízimo em Camaçari, membro da Pastoral do Dízimo do Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe e Missionário da Comunidade Católica Jesus Estrela Guia)

  • “Dízimo, como conscientizar e fidelizar os fiéis dizimistas para sustentar a comunidade”.
  • “Experimente a alegria de ser um fiel dizimista”.

Padre Wanger Scarponi (Pós-graduado em Espiritualidade pela Faculdade Vicentina, Formador  dos leigos e ecônomo Geral da Comunidade Adoração e Missão)

  • “Dízimo em uma paróquia verdadeiramente missionária”.
  • “A Pastoral do Dízimo em tempo de crise”.

O objetivo do Congresso é incentivar os trabalhos evangelizadores e fortalecer o relacionamento da Pastoral do Dízimo com os fiéis. Também será apresentado e entregue o material da Campanha do Dízimo de 2018.

 

ARTIGOS

A prática do dízimo e a cidadania – Aristides Luís Madureira, missionário leigo, atua na Pastoral do Dízimo
O dízimo não serve apenas para fortalecer o setor econômico das paróquias, ele tem a propriedade de formar cidadãos …

 

Pastoral do Dízimo busca a interação com outras pastorais na ação evangelizadora
A Pastoral do Dízimo já está estruturada nas cinco comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. O desafio, agora, é fortalecer o trabalho conjunto, envolvendo as demais pastorais em sua ação evangelizadora…

 

Dízimo: gratidão, fé e encontro com Deus

O coração humano, movido pela gratidão, reconheceu a importância do criador. Tudo é do Pai! Assim, nasceu o dízimo. Uma resposta amorosa de quem se sentiu amado…

 

Dizimistas garantem manutenção e promovem a evangelização na Paróquia São Bernardo

A Pastoral do Dízimo da Paróquia São Bernardo, situada no bairro São Bernardo, região norte de Belo Horizonte, conta com a dedicação de 45 agentes atuantes

Para ser um dizimista, procure a secretaria de sua Paróquia.