Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Cenário de Riquezas e belezas.

O território do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade possui inúmeras riquezas em seu ecossistema. Coroado pelos Campos Rupestres, o território do Santuário Basílica tem suas bordas franjadas pelas exuberantes porções de matas, que também guardam uma matriz genética da Mata Atlântica, bioma ameaçado no planeta.

A Casa da Padroeira de Minas recebeu a abertura da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). Ao apresentar a Campanha da Fraternidade no território dedicado à Padroeira de Minas Gerais, a Arquidiocese de Belo Horizonte convoca os cristãos a defenderem a fauna e a flora das montanhas de Minas Gerais, que integram a identidade do Estado.

Berçário da natureza

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é um grande jardim natural, onde as espécies diversas florescem - bioma único, que reúne riquezas da Mata Atlântica, Cerrado e Campos Rupestres.

Patrimônio Ambiental do Planeta.

Em 2004, a Serra da Piedade é considerada Área de Proteção Ambiental e seu Conjunto Cultural, Arquitetônico, Paisagístico e Natural é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Em 2010, O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan aprova a extensão de tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico da Serra da Piedade às áreas de tombamento estadual e municipal.

Em 2012, decreto assinado pelo governador de Minas Gerais declara o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade atrativo turístico de especial relevância no Estado.

PEDIDO DE ORAÇÃO

Benção da Padroeira de Minas Gerais para você e sua família. Envie aqui o seu pedido de oração.