Tempo de colheita nos canteiros da nossa Arquidiocese

O mês de junho chegou verde e cheio de saúde nos canteiros da nossa Arquidiocese de Belo Horizonte. Cultivadas com cuidado e técnicas da agroecologia, as hortas comunitárias estão em plena produção de legumes, hortaliças e temperos que deixam mais saborosos os pratos dos irmãos amparados em nossas instituições e também as refeições partilhadas com os mais pobres.

Na Catedral Cristo Rei a horta suspensa está em plena safra. As folhosas enriquecem e temperam as refeições da iniciativa Dai-lhes vós mesmos de comer  que semanalmente partilha perto de 300 refeições com aqueles que enfrentam a fome e a escassez.

Na Casa de Francisco, espaço dedicado à educação ambiental e às práticas de bons cuidados com nossa Casa Comum, as hortaliças recebem elogios. Cheias de sabor, elas colaboram para deixar mais nutritivas as refeições na Casa Santa Zita, que acolhe senhoras idosas sem vínculo com suas famílias, e também dão mais vida ao cardápio da Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição que acolhe pessoas diagnosticadas com o vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), assim como pessoas em situação de rua, que após alta hospitlar, ainda necessitam de acompanhamento terapêutico.

No Convivium São José, em Ribeirão das Neves,  foram realizadas oficinas de agroecologia onde a comunidade pode experimentar colocar a “mão na massa” para construir canteiros, preparar a terra e plantar as sementes. Os resultados são excelentes.