Promover a saúde física, mental e social da população são alguns dos objetivos do Ginástica e Saúde na Praça, um projeto da PUC Minas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de Betim que vai ofertar atividades físicas e serviços em saúde simultaneamente em três espaços públicos do município: Praças do Encontro, Alterosas e Imbiruçu.
Por meio do projeto, a Universidade tem o intuito de proporcionar cuidados e orientações em saúde gratuitos à comunidade sobre prevenção ao câncer de pele, saúde mental, combate às doenças de base (como hipertensão arterial, diabetes, entre outras) e alimentação saudável e acessível. As atividades acontecerão nos dias 13 de setembro, 4 de outubro e 8 de novembro. As ações serão realizadas por professores especialistas nas áreas e alunos dos cursos da área da Saúde.
Já a Secretaria Municipal de Esportes será responsável pelos educadores e outros profissionais que irão oferecer atividades físicas semanais aos participantes, como aulas de alongamento, ginástica, dança, yoga adaptada, além de Lian Gong (prática chinesa composta por exercícios que ajudam a aliviar dores, estresse, entre outros benefícios).
O Ginástica e Saúde na Praça é aberto à participação de toda a população, principalmente das pessoas idosas, e será realizado três vezes por semana em cada um dos espaços, nos seguintes horários: das 6h30 às 8h30, e das 17h30 às 19h30.