Projeto do curso de Odontologia da PUC Minas transforma a vida de pessoas pobres

Acolher, cuidar e proporcionar qualidade de vida a centenas de pessoas que passaram por um tratamento de uma enfermidade ou problemas de má-formação no rosto, fazem  parte do trabalho realizado pelos alunos extensionistas do curso de Odontologia da PUC Minas – Campus Coração Eucarístico. Na Clínica de Próteses Bucomaxilofaciais da Universidade os alunos atendem, quinzenalmente, pacientes que, entre outras doenças, passaram por uma cirurgia para remover tumores nas regiões da face e cabeça. Eles atuam no acolhimento dessas pessoas, na produção da ficha clínica e na confecção das próteses de olhos, nariz, palato, orelha, entre outras.

Orientado pelo Prof. Dr. Paulo Isaías Seraidarian e Prof. Dr. Emmerson Moises Reis, o projeto transforma a vida de pessoas pobres da Região Metropolitana e de outras cidades mineiras, desde o primeiro semestre de 2021.

As próteses de acrílico e silicone de palato, nariz, orelha e olhos são produzidas pelos estudantes e aplicadas gratuitamente em pacientes encaminhados pelo SUS. Esse bonito trabalho, além e devolver a qualidade de vida, resgata a autoestima dessas pessoas. “Por meio de uma prótese de rosto, já conseguimos corrigir em um paciente uma deformidade importante provocada pela retirada de um câncer”, relata o Prof. Dr. Paulo Isaías Seraidarian, coordenador do projeto.