Conseguir um trabalho sem ter experiência profissional é desafio para muitos jovens. E, para aqueles que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica, o sonho parece ainda mais distante. E é pensando nessas dificuldades que o Projeto Providência, da Arquidiocese de Belo Horizonte, organiza Oficinas de Empregabilidade para ajudar a inserção de jovens no mercado de trabalho.
As atividades, desenvolvidas desde 2017, contribuem para a construção da cidadania e estimula a promoção social, cultural, educacional e profissional dos jovens, os ajudando a conseguir o tão sonhado trabalho.
Até agora, 340 jovens das três unidades do Projeto Providência foram atendidos pelas Oficinas de Empregabilidade.
Desde 2020, por causa das medidas de isolamento social necessárias à prevenção à Covid-19, os encontros acontecem virtualmente. Cada unidade do Projeto Providência (Taquaril, Vila Maria e Fazendinha) criou um grupo pelo aplicativo WhatsApp, visando interagir e orientar os adolescentes que estão participando desse novo modelo de oficina. Atualmente, o curso é possibilitado por meio de Módulos de Capacitação (3 apostilas) com temas variados que perpassam o mundo do trabalho. Atualmente, 45 adolescentes participam das atividades.
A equipe Psicossocial do Projeto Providência (Assistente Social e Psicóloga) acompanha o aplicativo, divulga vídeos e conteúdos que complementam das apostilas, além de realizar, através de vídeo chamadas, atendimentos individuais aos adolescentes e responsáveis.
O encaminhamento dos adolescentes ao mercado de trabalho, na condição de Jovem Aprendiz, ocorre de acordo com a disponibilidade de vagas por meio da parceria firmada entre a Providens, Cesam – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador e Ceduc, organização referência em educação para o trabalho em Belo Horizonte . Os jovens também são orientados e estimulados a se inscreverem nas demais instituições que acolhem adolescentes para o mercado de trabalho, visando maior incentivo ao protagonismo juvenil, autonomia e iniciativa.
Esperança de um futuro melhor
Gabriel Custódio Viturino, de 17 anos, conseguiu trabalho como Jovem Aprendiz na Puc Minas do bairro São Gabriel, em Belo Horizonte. O jovem, que desde 2018 participa das atividades no Projeto Providência, explica que a Oficina de Empregabilidade o ajudou muito, pois trouxe dicas para sua inserção no mercado de trabalho e o preparou cuidadosamente para assuntos importantes para o seu desenvolvimento profissional e também pessoal.
“Hoje, por causa da Oficina de Empregabilidade e também da dedicação da equipe, sei como me comportar no ambiente de trabalho e sou motivado a dar o melhor de mim para ser um bom aprendiz e profissional”, conta Gabriel.
Arquidiocese de Belo Horizonte