Projeto conecta jovens estudantes e idosos por meio da leitura de poemas

Ouça o conteúdo

Com o objetivo de inspirar o cotidiano por meio da leitura de poemas, o projeto de extensão Ateliê Poesia e Vida da PUC Minas partilha a poesia de autores consagrados com os residentes das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e casas religiosas localizadas nas proximidades do Campus Coração Eucarístico. Padre Evandro Campos Maria, diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ), observa que o intercâmbio intergeracional faz muito bem ao jovem pela oportunidade de aprender com a história e a experiência daqueles que já fizeram maior percurso histórico: “Uma iniciativa muito bonita dos alunos e professores.” Já para os idosos, padre Evandro ressalta que o projeto é uma oportunidade de reconhecimento da vida, dos sonhos, da esperança, de valorização das pequenas coisas do cotidiano e de possibilitar uma visão positiva da vida.

O seminarista David Rodrigues Camargos participa do projeto de extensão. “Essa é uma experiência que tem me acrescentado muito, tornando-me mais sensível e capaz de escutar o que as pessoas têm de melhor para oferecer, seja uma história de vida ou um simples desabafo”, diz David, para quem a sensibilidade despertada pela poesia é transformadora.

O projeto Ateliê Poesia e Vida é desenvolvido pelo Laboratório de Extensão, Práticas, Pesquisa, Publicações Acadêmicas e Internacionalização (Leppai) da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas.

 

 

 

Ícone Arquidiocese de BH