“Pegue e leve” aquece a autoestima dos enfermos nos meses mais frios do ano

Nos dias frios, a esperança e a autoestima de pessoas que não têm onde morar, sem família, com problemas de saúde e abandonadas podem ser amenizadas com a iniciativa Pegue e leve. A Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Belo Horizonte, criou a iniciativa Pegue e leve para possibilitar que os acolhidos experimentem a sensação de comprarem as próprias roupas. No inverno, os casacos, agasalhos, meias, xales, roupas quentes, além de espantarem o frio, aquecem a vida.

Com dinâmica semelhante a de um bazar, a Pegue e leve é organizada em um espaço lúdico, similar ao ambiente de uma loja, com sala de espera, música e lanche. Os moradores podem, dessa forma, com a ajuda de atendentes, escolher produtos diversos, roupas que mais lhes agradem doadas à instituição. E não pagam para adquirir as peças de vestuário. “O projeto é uma forma divertida e carinhosa de realizar o repasse de doações (roupas e calçados) aos nossos acolhidos”, diz Cássio Henrique Silva, supervisor de projetos na instituição.

Resgatando a autonomia

A Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Belo Horizonte, é uma instituição que acolhe pessoas sem moradia, após alta hospitalar, para que se recuperem plenamente de suas enfermidades. Também ampara aqueles sem vínculos familiares que tenham HIV/Aids. Localizada no bairro Lagoinha, a Instituição tem diversas ações para ajudar a reestabelecer a autoestima dos enfermos.

Fazer da Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição um lugar que possa oferecer autonomia a seus acolhidos, é um dos grandes desafios. A proposta é incentivar a reinserção dessas pessoas em suas famílias de origem. Em Belo Horizonte existe uma demanda crescente e são poucas as instituições de acolhimento.

Serviço:

Como doar: Roupas, calçados e fraldas descartáveis podem ser entregues na Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição

Endereço: Rua Além Paraíba, 181, Lagoinha