Pastoral do Surdo celebra 27 anos com atividades que promovem acessibilidade e inclusão

No último domingo, 1° de dezembro, a Pastoral do Surdo de Belo Horizonte realizou a 3º edição do “Dia do Surdo com Jesus”, uma atividade de espiritualidade voltada para a pessoa surda, levando acessibilidade e inclusão para a comunidade surda católica da Arquidiocese de Belo Horizonte. O evento, na Paróquia Santa Inês, no bairro Ermelinda, também celebrou os 27 de anos de criação da Pastoral do Surdo. Missa e teatro marcaram a comemoração da data.

3 de dezembro -Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Na última terça-feira, 3 de dezembro, o Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O Santo Padre iniciou sua mensagem convidando a “renovar o nosso olhar de fé que vê em cada irmão ou irmã a presença do próprio Cristo”.  Embora tenham sido feitos grandes progressos no âmbito médico e assistencial, recorda o Papa, “ainda hoje se constata a presença da cultura do descarte e muitos deles sentem que existem sem pertencer e sem participar”.

Para tutelar os direitos das pessoas com deficiência e suas famílias, Francisco sugeriu “tornar o mundo mais humano removendo tudo o que lhes impede de viver uma cidadania plena, e os obstáculos do preconceito, favorecendo a acessibilidade aos lugares e a qualidade de vida, considerando todas as dimensões do homem”.

Pessoas com Deficiência na Igreja no Brasil

A Igreja no Brasil vem, ao longo das últimas décadas, consolidando uma experiência prática e de compromisso que se expressam nos documentos. No documento nº 26 da CNBB sobre “Catequese Renovada” a Igreja reforça que “a presença de deficientes físicos ou mentais numa família e comunidade eclesial as interpela evangelicamente e exige delas uma real identificação com o Cristo sofredor nesses seus irmãos mais fracos. A família e a comunidade deverão colocar à disposição deles todos os recursos necessários para acolhê-los como membros plenos de sua comunhão e para o possível conhecimento de Jesus Cristo”. Um outro impulso nesta caminhada foi a realização em 2006 da Campanha “Fraternidade e pessoas com deficiência” cujo lema foi: “Levanta-te vem para o meio!”

Sobre a Pastoral do Surdo – Referência de cidadania e espiritualidade

A Pastoral do Surdo atua como centro de referência e apoio aos assuntos de âmbito social, político e cristão para os surdos e seus familiares. Busca despertar neles a consciência crítica necessária ao desenvolvimento e à participação em atos políticos que não só garantam os seus direitos, mas a ampliação das políticas públicas para atender a novas necessidades.

A Pastoral do Surdo foi criada, na Arquidiocese de Belo Horizonte, em novembro de 1992, inspirada pelo forte desejo de seguir e “ouvir a voz do Pastor”. Como comunidade de fé, tem a missão levar a mensagem libertadora de Jesus, com atenção especial aos surdos.

Objetivos:

• Espiritualidade: prepara celebrações, encontros e retiros espirituais.
  • Catequese: atua na formação cristã do surdo, buscando oferecer maior conhecimento da Palavra de Deus por meio da preparação para o batismo, a Eucaristia, a crisma e o matrimônio.
  • Juventude: atenção especial aos jovens, com a realização de encontros, caminhadas e momentos de lazer.
  • Cultura: como Pastoral do Surdo, ela está presente em diversos eventos – exposições, danças e datas comemorativas.
  • Ação Social: atua na formação cidadã e política.

As atividades concentram-se na região central de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

Libras – Língua Brasileira de Sinais

A Pastoral oferece o curso de LIBRAS, primordial para o anúncio do reino de Jesus Cristo ao surdo.

Importante instrumento de comunicação para as comunidades surdas, a Língua de Sinais utiliza gestos codificados, alfabeto manual e expressões corpóreo-faciais. Possui uma sintaxe própria e diferente da linguagem oral.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre o surdo e sua cultura, entre em contato com a gente.

CONTATO:

Rua Além Paraíba, 208 – Bairro Lagoinha Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 3423.8552
E-mail: pastoraldosurd.odebelohorizonte@yahoo.com.br
Atendimento de segunda à sexta – 13h às 17h.