Pastoral da Sobriedade: apoio para vencer a dependência

Há uma década, o músico Antônio Viana, mais conhecido como Tom Viana, 68 anos, sambista de raiz, sofria com a dependência química. Nesse período, ele experimentou todos os tipos de drogas. Para adquiri-las, desfazia-se dos bens de sua família. “O usuário perde a noção de tudo e não pensa duas vezes em utilizar quaisquer meios para bancar o seu vício”, diz Tom Viana.

A vida do músico começou a mudar quando, aos domingos, passou a tocar nas Missas da Paróquia Cristo Libertador, no bairro Tirol. Logo depois, começou a frequentar a Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Belo Horizonte. Não consome drogas desde 2012.

Amor em movimento

Atualmente, Tom Viana preside a Comunidade Caminho, Verdade e Vida, um desdobramento da Pastoral da Sobriedade. Essa iniciativa é formada por um grupo de apoio a pessoas em situação de rua dependentes do álcool. A comunidade dirigida por Tom realizou um amplo trabalho na fase mais aguda da pandemia da Covid-19, em defesa dos moradores de rua, com a distribuição de cestas básicas com produtos hortifrutigranjeiros para moradores de mais de 14 paróquias do Barreiro, Vila Pinho e Vila Ideal, localizada na região de Ibirité. Também encaminhou dependentes químicos para comunidades terapêuticas. A Pastoral da Sobriedade, alicerçada na “Terapia do
Amor”, apresenta o Programa de Vida Nova, que deve ser desenvolvido por meio do Grupo de Autoajuda nas paróquias, para os dependentes de drogas e álcool e também para integrantes das famílias impactadas por esse mal

Superação e vida nova

Iniciativas como a Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Belo Horizonte são exemplos dessas ações que têm como compromisso a superação da dependência química e recuperação dos vínculos familiares e sociais. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, a  Pastoral da Sobriedade trata a dependência química por meio da Terapia do Amor, que propões mudanças, valorizando a pessoa.

Informações sobre a Pastoral da Sobriedade: (31) 3421-1447
E-mail: psobriedadebh@yahoo.com.br

Com o apoio da Pastoral da Sobriedade, o músico Tom Viana tem uma vida equilibrada