Pastoral da Criança: espiritualidade e cuidados com a saúde marcam atuação da Igreja

 

 

A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, no bairro Nova Vista, atua em duas comunidades apoiando especialmente gestantes e mães que têm crianças com idades de zero a seis anos. As 8 líderes visitam, mensalmente, 25 famílias nas comunidades Bom Samaritano e Nossa Senhora Mãe dos Homens (Matriz) .

As futuras mães são acompanhadas durante a gravidez. Além do pré-natal, a Pastoral acompanha os procedimentos médicos. Os dados são informados pelas gestantes e registrados no caderno que traz a história de cada um dos assistidos.

Um trabalho, sem dúvida, desafiador, pois é preciso até mesmo convencer as pessoas beneficiadas da importância de participar dos encontros mensais, realizados na igreja. Nesses encontros conhecidos como “Celebração da Vida”, a crianças são pesadas e as mães orientadas. A líder de Pastoral é capacitada para ensinar as mães a tratarem bem seus filhos em qualquer realidade e a buscar alimentação saudável, de acordo com a realidade que vivem.

A Celebração da Vida é também oportunidade para as crianças se encontrarem para brincar. Nesse dia, todos os envolvidos nesse processo participam de um momento de oração, independentemente a religião que professam.

Se há 30 anos, quando a Pastoral da Criança foi criada, o grande problema era a diarreia, com consequências graves e até óbitos provocados pela desidratação e desnutrição, atualmente, os desafios são bem diferentes. As líderes são desafiadas a encontrar um modo de superar a obesidade provocada pela alimentação que inclui o alto consumo de carboidratos e produtos industrializados. Um trabalho que exige bastante esforço, perseverança e criatividade. Segundo as líderes da Pastoral, o baixo poder aquisitivo das famílias limita muito a condição de adquirirem produtos saudáveis como carnes, legumes e frutas.

 

Ícone Arquidiocese de BH