Paróquias se unem em trabalho social e evangelizador no Aglomerado da Serra

Solidariedade e comunhão eclesial marcam o bonito trabalho social realizado em parceria pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte, e Paróquia Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, situada no Aglomerado da Serra. Mais de 300 moradores da região são beneficiados com oficinas de geração de trabalho e renda, que oferecem cursos de culinária, corte e costura, bordado, crochê, teclado, violão, canto coral, e curso de formação em elétrica para mulheres aprenderem a trabalhar como eletricistas. A população da região do Aglomerado conta ainda com atendimento psicológico.

Otimista com os resultados obtidos com a iniciativa – todas as oficinas estão repletas de alunos-, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Wellington Cardoso Brandão, anuncia para um futuro próximo a inauguração de uma farmácia comunitária e atendimento médico. Além disso, segundo o sacerdote, o Grupo Tambores da Serra passará a enriquecer as atividades culturais e artísticas. “Nosso objetivo é proporcionar formação humana, tendo em vista a geração de renda para as famílias, independentemente da idade, contemplando os jovens com atividades que os ajudem em seu desenvolvimento e os mantenham longe das ruas” – explica padre Wellington.

O padre João Batista da Silva, pároco da Paróquia Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, celebra, com as nove comunidades de fé existentes no Aglomerado – região que reúne 50 mil moradores de vilas e favelas – o êxito da parceria idealizada pelo Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial (Naasp) e articulada pelo Vicariato para a Ação Social da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O sacerdote recorda que, ao assumir a paróquia no início deste ano de 2018, havia sugerido aos integrantes do Naasp a buscarem uma forma de atuação social que contribuísse para promoção humana das pessoas. Ao mesmo tempo, o padre Wellington buscava um local apropriado para direcionar o trabalho social da Igreja de Lourdes. O encontro dessas propostas foi então promovida pelo Vicariato.

Satisfeito com a experiência vivenciada pelas paróquias irmãs, padre João Batista torce para o surgimento de outras parcerias entre igrejas situadas em regiões mais abastadas e aquelas que necessitam de apoio para desenvolver seus trabalhos sociais. Embora as atividades sejam abertas a pessoas de todas as denominações religiosas, essa também é uma forma de anunciar o evangelho por meio do testemunho cristão. Quem frequenta as oficinas, tem a oportunidade de entrar em contato com livros que promovem a evangelização. “É uma forma de levar Jesus às pessoas que ainda não o conhecem e desejam conhecê-lo”, afirma o sacerdote.