Paróquia São Francisco de Assis: Creche Irmã Dulce cuida da espiritualidade e da educação de crianças, em Ribeirão das Neves

A Creche Irmã Dulce, da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Veneza, em Ribeirão das Neves acolhe 174 crianças de dois a cinco anos de idade, oferecendo ensino de qualidade na fase de pré-alfabetização. Os educadores se orientam por um plano pedagógico cuidadosamente elaborado para cada faixa etária. Além disso, as crianças recebem alimentaçãoe também se divertem bastante com brincadeiras pedagógicas.

Além do compromisso com a educação e a espiritualidade das crianças, a creche funciona como apoio para as famílias, pois Ribeirão das Neves ainda é uma cidade dormitório, com número significativo de moradores que trabalha em Belo Horizonte.

O desenvolvimento pedagógico das crianças é acompanhado pela Secretaria Municipal da Educação e pela direção da creche .

Os educadores participam sistematicamente de curso de capacitação, e a qualidade do trabalho é acompanhada por um pedagogo que permanece por tempo integral na instituição.Nutricionistas garantem uma alimentação nutritiva para as crianças.

A creche também tem parceria com o Posto de Saúde do bairro. Quando alguma criança se sente mal, a própria escola providencia o atendimento. E todo início de ano os pais participam de palestra realizada pela equipe do posto, com informações sobre como cuidar as crianças mais novas, com relação à higiene, alimentação e saúde.

A interação entre a família e a escola também acontece em ocasiões festivas como Dia da Família, festas juninas, Dia das Crianças, Páscoa e Natal, a data mais esperada pelos pequenos. Todos os anos a direção da creche repassa os nomes das crianças e idades para instituições e pessoas que desejam apadrinhá-las, enviando um presente.