Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Ribeirão das Neves): evangelização e inclusão social fortalecem a comunidade

A Obra Social Padre José Maria – OSPJOM, em Ribeirão das Neves, acompanha mulheres por meio de projetos que desenvolvem trabalhos artesanais para incentivar o empreendedorismo feminino e a convivência comunitária. As ações são realizadas na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Santa Martinha, na Forania Nossa Senhora das Neves, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A OSPJOM é uma inciativa da Igreja que visa a evangelização e a inclusão social, tendo entre seus objetivos promover a formação profissional e a integração ao mercado de trabalho, por meio de programas de geração de renda. Para isso, realiza oficinas que propiciem a famílias mais pobres a possibilidade de trabalho. São oferecidos cursos de pintura de tecidos e de cerâmica, curso de macramé (uma técnica de tecer fios manualmente), oficinas de tapete e oficina costurando vidas, que se utiliza de técnicas lúdicas, como a confecção de bonecas de pano, para valorizar o trabalho da mulher.

O projeto prevê ainda reuniões entre a comunidade e o poder público sobre temas como o controle social e palestras sobre o meio ambiente. Atualmente, as atividades são realizadas por mulheres de 18 a 70 anos.

Outra iniciativa da paróquia é o Núcleo dos Idosos, que, há 24 anos, compreende atividades, que envolvem o acolhimento à melhor idade, para pessoas acima de 60 anos; cantiga de roda, apresentação de versos e cantigas antigas; coral da melhor idade, que faz parte das liturgias nas comunidades; curso de crochê; curso de tear; e zumba, ginástica por meio de músicas e que mistura vários ritmos musicais como, salsa, merengue, funk e hip-hop.

Mais de 260 paroquianos são beneficiados nesses projetos. O objetivo do Núcleo dos Idosos é trazer mais qualidade de vida para os participantes e torná-los mais ativos em seu dia a dia. Os cursos de tear e crochê ainda proporcionam geração de renda para membros por meio das várias peças produzidas.