Orquestra do Projeto Providência encanta com sua primeira apresentação musical

A educação e a música podem transformar vidas. O Projeto Providência da Providens – Ação Social Arquidiocesana desenvolve com crianças e adolescentes, amparados pela iniciativa, a Oficina de Música, nas unidades Vila Maria, Taquaril e Fazendinha.

As aulas da Oficina de Música proporcionam disciplina, autoestima e o desenvolvimento de habilidades linguísticas, além de gerar bonitos frutos, como a primeira apresentação da Orquestra do Projeto Providência durante a solenidade em comemoração pelos 70 anos da Providens, na PUC Minas, no último dia 26 de outubro. Sob a regência do maestro Antônio Márcio, as crianças e adolescentes realizaram uma apresentação musical especial que encantou e emocionou o público presente.

A Orquestra é composta pelos educandos das comunidades do Aglomerado da Serra, Taquaril e Vila Maria do Projeto Providência, com idade entre 8 a 14 anos. Atualmente 227 crianças e adolescentes participam das aulas, que começaram em fevereiro deste ano e que acontecem uma vez por semana em cada unidade. Na Oficina de Música, elas têm a oportunidade de aprender a tocar: flauta, violino, violoncelo, contrabaixo e percussão.

O Projeto Providência é uma das ações da Providens – Ação Social Arquidiocesana, Organização da Sociedade Civil (OSC) que presta atendimento nas áreas de serviços socioassistenciais, saúde, educação, habitação, geração de renda e inserção no mercado de trabalho, de forma gratuita e continuada. A Providens reúne os projetos sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Projeto “Educar para Crescer”

A Oficina de Música integra o projeto “Educar para Crescer” da Providens – Ação Social Arquidiocesana, que conta com recursos do Fundo Estadual para Infância e Adolescência. A iniciativa busca estimular crianças e adolescentes em seus processos de formação de habilidades linguísticas, processo de escuta, escrita e leitura, proporcionando acesso à cultura por meio da música, oficinas e apresentações de teatro. Saiba mais sobre o projeto acessando aqui.

Assista ao vídeo da apresentação durante a solenidade em comemoração pelos 70 anos da Providens: