Migrantes e pessoas refugiadas recebem apoio da PUC Minas para formação e acesso a direitos e serviços

“Sou agora brasileiro. Olho para o meu futuro e o que mais quero é  poder oferecer o conhecimento que acumulei para a sociedade”, expressou o sírio Khaled Tomeh, nessa segunda-feira, 24 de janeiro, durante sua formatura no Curso de Ciências Biológicas, na PUC Minas. A conquista do diploma é resultado de sete anos de longo caminho percorrido por Khaled e por sua família, que chegaram ao Brasil fugindo da guerra civil na Síria. Como Khaled, migrantes e refugiados de outros países, como Haiti e Venezuela, recebem apoio da Universidade, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, entidade da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) que busca garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo valioso apoio ao processo de integração local.

A história de Khaled

Em 2014, Khaled, os pais, o irmão e esposa saíram da Síria fugindo da guerra civil, iniciada em 2011, em busca de um novo lar. Formado em Engenharia de Agricultura e Engenharia de Alimentos na Síria, Khaled descobriu ao chegar ao Brasil que os certificados não eram válidos por aqui e que seria preciso recomeçar os estudos para se reestabelecer. Desde então, Khaled trabalhou fazendo comida árabe sob encomenda, ministrando aulas de línguas, entre outras atividades, e teve duas filhas brasileiras. Agora, como biólogo, ele já prepara trabalhos que pretende publicar para seguir uma carreira acadêmica.

Apoio foi determinante

Khaled reforça que contou com o apoio de muitas pessoas e da PUC Minas para chegar à conquista do diploma. Assim como ele, outros imigrantes e refugiados contam com o respaldo da Universidade para se estabelecerem. Se antes a PUC Minas oferecia várias oportunidades a esse segmento, a partir de 2019, a Instituição passou a integrar oficialmente a Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Assistência em múltiplas demandas

Por meio da Cátedra, acolhida no Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, a Universidade assiste a refugiados, migrantes e apátridas em várias demandas, como atendimento odontológico, fonoaudiológico e psicológico, por meio das clínicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); e orientações jurídicas, por meio do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), sobre naturalização, documentações, direitos trabalhistas. Há também apoio da Cátedra nos pleitos de bolsas institucionais da Universidade.

Está também em desenvolvimento, pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), uma plataforma de cadastro para sistematizar o serviço de acolhida, entrevista e encaminhamento de imigrantes e refugiados aos serviços oferecidos pela Universidade, que é feito pelo Curso de Serviço Social.