Laboratório para a vida: jovens acolhidos pelo Projeto Providência se formam em curso de mecânica

Jovens, entre 15 e 24 anos, moradores do bairro Taquaril, ganharam este ano mais conhecimento e qualificação para buscarem oportunidades no mercado de trabalho. Com olhos brilhantes, sentimento de dever cumprido e esperança renovada, eles se formaram na primeira turma do “Mecânica do Bem no Projeto Providência: Laboratório automotivo para o desenvolvimento humano.”  Os jovens que agora fazem parte do interessante mundo da mecânica automotiva, são acolhidos pelo Projeto Providência, uma das instituições da Providens – Ação Social Arquidiocesana.

Trabalho e renda

O “Mecânica do Bem” é resultado de uma bem sucedida parceria entre o curso de Engenharia Mecânica da PUC Minas Contagem e o Projeto Providência, no bairro Taquaril.  A ação oferece novas perspectivas para os jovens, contribuindo para o desenvolvimento sociopolítico por meio do acesso à educação de qualidade e formação profissional e humana. “Visamos a inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho e possível encaminhamento ao primeiro emprego”, explica, com satisfação, Luiz Roberto de Oliveira
coordenador de projetos na Providens – Projeto Providência Taquaril. Luiz Roberto reforça que a formação fortalece vínculos familiares e comunitários. “Uma vez que a crise do mercado de trabalho afeta mais os menos escolarizados e as famílias de menor renda”, lembra.

Boa notícia para 2022

O “Mecânica do Bem” deve ter continuidade no próximo ano, com a oferta de mais oficinas e  oportunidades para um público de adolescentes e jovens da comunidade do bairro Taquaril, que é um dos maiores centros de pobreza urbana aguda consolidada da Capital.

A coordenação do projeto de extensão é do professor Luciano Andrade, do curso de Engenharia Mecânica da PUC Minas, e conta com a participação de alunos extensionistas, além  dos funcionários e técnicos do Laboratório de Manutenção Mecânica da PUC Minas Contagem:  Marceliny Nardi e Erberte Costa, Fabiane Lúcia e Ernane Silva.