Inclusão no mercado de trabalho com apoio do projeto Presença Solidária

As reuniões virtuais impulsionaram as vendas do empreendimento familiar “Mosaicos do Inajá” durante a pandemia da Covid-19. Organizados pelo Projeto Presença Solidária da Arquidiocese de Belo Horizonte, os encontros no ambiente digital proporcionaram ao pequeno negócio aprendizagem de novas técnicas e atualizações sobre marketing. “Com ao conhecimento adquirido, houve um significativo aumento de vendas e um crescimento de nosso empreendimento”, realça a empresária Bárbara Schmidt Ferreira. A oficina, que ensinou também sobre marketing nas redes sociais, foi promovida por intermediação do Projeto Presença Solidária, com o auxílio de uma instituição parceira.

A empresa “Mosaicos do Inajá” produz bijuterias de madeira reaproveitada e de sementes, com técnicas de mosaico e marchetaria. Trata-se de um trabalho artesanal minucioso e de baixo impacto ambiental.  O Projeto Presença Solidária visa oferecer cursos de qualificação profissional por meio da Economia Solidária, que inspira novos modelos de produção como o “Mosaicos do Inajá”, alicerçados nos princípios da solidariedade e da sustentabilidade ambiental. “O conteúdo aprendido nos cursos está garantindo a geração de renda para muitas famílias. Muitas delas têm, assim, conseguido atravessar momentos de fragilidade econômico-financeira”, afirma o coordenador de Projetos Márcio Bernardo. A grade de cursos foi reforçada com formações nas áreas de confecção, artesanato, alimentação, reciclagem, cosméticos, higiene e limpeza.