Fortalecendo Vínculos Afetivos: Projeto leva apoio integral às famílias

Relações familiares com maior equilíbrio, confiança e harmonia. Jovens mais autônomos e conscientes de seus direitos e deveres; superação de violações. Esses são alguns resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos pelo projeto Fortalecendo Vínculos Afetivos. O objetivo é agir junto às famílias das crianças e adolescentes, acolhidas pelo Projeto Providência da Arquidiocese de BH, na prevenção de risco pessoal e social, além do combate à violência doméstica.

O Projeto é desenvolvido principalmente em regiões que apresentam maior vulnerabilidade social, como os conjuntos Vila Maria, (Jardim Vitória), Taquaril e Fazendinha (Aglomerado da Serra). Entre as atividades conduzidas pela equipe técnica, composta por assistentes sociais e psicólogos, está o acompanhamento de crianças e adolescentes identificados nas mais diversas situações de risco. Neste caso, os jovens são atendidos individualmente e, em seguida, a família é acionada para que seja iniciado o processo de acompanhamento familiar. O processo é marcado por momentos de escuta qualificada, orientações, realizações de visitas domiciliares, estudo de caso e encaminhamento para uma Rede Socioassistencial, como medida de prevenção e proteção. “A participação da família é fundamental na estabilidade emocional e afetiva da crianças “, observa Gilcilene de Almeida Silva , uma das assistentes sociais do Fortalecendo Vínculos Afetivos.