Exposição gratuita no Museu da PUC Minas apresenta ciência do século 19

O hall de entrada do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas recebe a exposição Os 200 anos da Expedição Langsdorff em Minas Gerais, que ficará aberta à visitação de estudantes do ensino primário e secundário, pesquisadores e o público até o dia 15 de agosto. A exposição apresenta os locais do estado percorridos pela expedição organizada e liderada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff (1774-1852), um dos mais conhecidos naturalistas-viajantes do século 19.

Há 200 anos, a Expedição passou pelo território mineiro, ao cruzar o Brasil do Rio de Janeiro ao Pará. Ela percorreu 16 mil quilômetros, catalogou e estudou a flora, a fauna e a sociedade brasileira existentes no século 19.

História e ciência

Além de experientes naturalistas, que se ocuparam da coleta de plantas e animais, a expedição contou com três pintores, que ilustraram paisagens e pessoas, e com um astrônomo, que mapeou o território percorrido. A empreitada gerou ampla e rica documentação do Brasil oitocentista.

A iniciativa tem como objetivo registrar e rememorar a história de Minas Gerais e da ciência no século 19, sensibilizar o público em geral e motivar novos cientistas, além de destacar a troca de conhecimento e cultura proporcionada pela Expedição.

Ícone Arquidiocese de BH