Dom Walmor vivencia momento especial de evangelização e partilha com detentos

Na terça-feira, 19 de novembro, detentos da penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, viveram momentos de partilha e oração durante a visita de dom Walmor Oliveira de Azevedo. O Arcebispo presidiu Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos cinco anos de reconstrução da Capela São Dimas, que fica dentro do presídio.

Em 2014, a iniciativa de restaurar a Capela partiu dos próprios detentos e dos agentes penitenciários e teve todo o apoio da direção do presídio, da Pastoral Carcerária e das comunidades de fé da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, que organizou um mutirão, formado por uma rede de fiéis para angariar todo o material de construção necessário, como cimento, tinta, encanamentos e piso. A reforma da capela durou três meses

Sobre a Pastoral Carcerária

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Pastoral Carcerária, tem como missão promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos.  O objetivo principal da Pastoral Carcerária é levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no sistema prisional. Os agentes da Pastoral trabalham para que os direitos humanos sejam garantidos. Para isso, está atenta às situações que possam configurar comprometimentos a este segmento de cidadãos e propõe medidas de conciliação e paz.

Na sociedade, a Pastoral trabalha para contribuir no aperfeiçoamento da situação do sistema prisional, promove a dignidade humana e motiva a criação de políticas públicas para as áreas prisionais. Atualmente, a Pastoral acompanha mais de 10 mil encarcerados por ano e realiza mais de 100 atendimentos jurídicos por mês.

ENDEREÇO E CONTATO
Pastoral Carcerária