União, solidariedade e muito aprendizado. São ações presentes no projeto “Escola em Saída” do Colégio Santa Maria Minas que oferta para estudantes de escolas públicas curso de formação gratuito em empreendedorismo social, com monitoria de alunos do Colégio.
As aulas do projeto tiveram início no fim deste mês e irão atender mais de 100 estudantes de instituições públicas que terão a oportunidade de expandir seu conhecimento por meio da “Formação do Jovem Empreendedor Social: transformando problemas em soluções”. A iniciativa é desenvolvida pela pastoral do Colégio Santa Maria Minas, em parceria com a Escola de Negócios do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg) da PUC Minas, junto à comunidade do entorno de suas Unidades Escolares.
De acordo com o assessor da Diretoria-Geral Religiosa para Assuntos Pastorais e coordenador de catequese do CSM Minas, professor João Carlos Ribeiro, são ofertadas 35 vagas para cada escola pública e as aulas são de responsabilidade da professora do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg) da PUC Minas, Soraya Cardoso Pongelupe. Ao final da formação, que é dividida em quatro módulos, os alunos beneficiados receberão certificado de conclusão, emitido pela PUC Minas. Cerca de 50 estudantes das Unidades Cidade Nova, Contagem, Nova Lima e Nova Suíça do Colégio Santa Maria Minas irão contribuir, voluntariamente, com o serviço de monitoria.
Voluntariado e protagonismo
Na Unidade Floresta do Colégio Santa Maria Minas, o protagonismo do grupo de Jovens Voluntários, que ajudaram no projeto em 2022, contribuiu para a continuidade da iniciativa. Uma turma de 25 estudantes da Escola Estadual Flávio dos Santos, localizada próximo ao Colégio, é a beneficiada com aulas de Língua Espanhola, ministradas por um voluntário da PUC Minas, desde o mês de fevereiro. Os estudantes do grupo de Jovens Voluntários e a equipe de pastoral da Unidade Floresta acompanham as aulas, que são realizadas uma vez por semana.
“Escuela en Salida” leva aulas de língua espanhola para estudantes de escola pública
O projeto “Escuela en Salida”, desenvolvido pelo Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova, atua pelo terceiro ano consecutivo levando aulas de Língua Espanhola para alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira. Neste ano, 12 estudantes voluntários da Unidade Cidade Nova atuam no projeto com serviço de apoio pedagógico e 28 alunos da escola pública são beneficiados.
“As aulas agora têm um formato um pouco diferente: são on-line toda segunda-feira e, uma vez por mês, será realizado um encontro interativo e presencial, preparado pelos voluntários”, explicou o professor João Carlos Ribeiro. Ao final do curso, os estudantes receberão certificado de conclusão de curso.
O projeto teve início em 2021, e surgiu do desejo de ser um espaço de intercâmbio de conhecimentos e ao mesmo tempo ser uma oportunidade de potencializar o protagonismo juvenil.