Clínica de próteses da PUC Minas devolve qualidade de vida a pacientes do SUS

A Clínica de Próteses Bucomaxilofaciais é um serviço de extensão do Curso de Odontologia da PUC Minas que atende gratuitamente pacientes oncológicos e com malformações que necessitam reconstruir órgãos como olhos, nariz, orelha e palato (ou céu da boca).

A cada semestre, cerca de dez pacientes são atendidos quinzenalmente por alunos extensionistas, sob a orientação dos professores Paulo Seraidarian e Emmerson Reis, que coordenam a Clínica desde sua fundação em 2021. Eles atuam no acolhimento, na anamnese e na produção das próteses, que são confeccionadas em resina acrílica e silicone. “Atendemos uma paciente que, há seis meses, só comia gelatina porque não conseguia engolir”, conta o professor Paulo Seraidarian, idealizador da Clínica.

O tratamento é gratuito e os pacientes são encaminhados pelos principais hospitais de Belo Horizonte, bem como de cidades do interior do estado. Além de pacientes oncológicos, há também pacientes com fissura labiopalatina, conhecida como lábio leporino.

O professor Emmerson Reis destaca que essa é uma especialidade da odontologia que precisa de profissionais. Ele lembra de uma paciente que viajava 12 horas de ônibus para se tratar na PUC Minas justamente por não haver esse tipo de atendimento em sua região. “A Universidade está abrindo uma possibilidade para oferecer tratamento gratuito. Isso tem um alcance social muito grande, principalmente para população que não tem recursos”, recorda.