Casa de Francisco já recebe pequenos grupos de comunidades pobres para atividades socioambientais

A Casa de Francisco, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte inspirada nas lições de São Francisco de Assis – Patrono da Natureza, promove trabalhos de educação socioambietal, com enfoque nas comunidades mais empobrecidas de Belo Horizonte, especialmente as crianças de escolas públicas. “O objetivo é trabalhar a formação crítica, capacitando cada pessoa a reconhecer a importância da preservação dos recursos naturais”, explica o coordenador de projetos da Providens – Ação Social Arquidiocesana Luiz Roberto de Oliveira.

Em visita à Casa de Francisco, em outubro de 2020, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor de Oliveira de Azevedo, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Instituição. Um espaço em que crianças e pessoas de todas as idades se lembrem do quanto é importante a preservação e a educação ambiental para a sustentabilidade de todo o planeta. Na Casa, os visitantes têm a oportunidade de percorrer trilhas ecológicas, contemplando espécies diversas da flora e da fauna e nascentes de águas cristalinas. A Instituição, que fica no bairro Granja Werneck, também dedica espaços para o cultivo de plantas..

Durante o percurso, os visitantes são levados a refletir sobre a importância de promover atitudes que resultem na preservação da natureza, ou diminuição de ações nocivas ao meio ambiente. Em 2020, com a interrupção das aulas em escolas públicas em razão da pandemia, a Casa de Francisco não recebeu alunos. Ainda assim, pôde receber pequenos grupos e se preparar para a retomada das atividades com as crianças, seguindo as recomendações do poder público. Foi feito um mapeamento ainda mais detalhado das trilhas, com a catalogação de seus recursos naturais, para melhor contirbuir com a formação dos estudantes.

A Casa de Francisco, no auge da pandemia, tornou-se ainda importante ponto de apoio para três vilas de sua região: Rosa Leão, Esperança e Vitória, oferecendo ajuda emergencial às famílias mais impactadas pela covid-19 e seus desdobramentos econômicos.