Aderi contribui para que grande parte do território do Santuário da Padroeira de Minas seja Reserva Ecológica

Graças ao trabalho da Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), da Arquidiocese de Belo Horizonte, que reúne pesquisadores da PUC Minas, grande parte do território do Santuário permanecerá intocado, após ser reconhecido, pelo Governo de Minas Gerais, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). As RPPNs são mais protegidas, por mecanismos legais, das ações exploratórias que degradam o meio ambiente. Graças ao trabalho da Aderi, outra RPPN também é criada, em 2021, no território do Recanto Monsenhor Domingos – próximo ao Santuário e administrado pela Congregação das Irmãs auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. As duas reservas constituem expressiva vitória na busca pela conservação da Serra da Piedade, com destaque para a sua biodiversidade e suas nascentes de água.