Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida intensifica suas ações durante a pandemia

A dona de casa Ivoni Maria, por mais de um ano e meio, contou com a ajuda da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte, com sede no bairro Lagoinha. Na Acolhida, a dona de casa conseguia fraldas geriátricas para cuidar de seu pai, que morreu em consequência de cirrose. Graças à Acolhida, ela também pôde ajudar uma amiga, senhora Divina Pinto da Cruz, que se encontrava acamada e, atualmente, depende de cadeira de rodas para se locomover.

Mesmo com a enfermidade que vitimou seu pai e vivendo complicada situação financeira, Ivoni Maria faz questão de ajudar quem também enfrenta dificuldades. Ela conta que sempre busca doar roupas para a Acolhida Solidária, pensando nos pobres que não têm o que vestir. “Jesus nos ensina que é importante amar ao próximo como a si mesmo”, lembra.

Durante a pandemia da covid-19, a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida intensificou suas ações no acompanhamento de famílias pobres, com a doação de alimentos, fraldas geriátricas e outras ajudas emergenciais. Dentro da Iniciativa Solidariedade em Rede, que reuniu comunidades paroquiais da Arquidiocese de Belo Horizonte para oferecer ajuda aos mais pobres, de modo descentralizado, a Acolhida Solidária promoveu Campanha do Agasalho, no período mais frio do ano. As blusas e cobertores arrecadados foram destinados à rede de paróquias e à Pastoral de Rua, que levou donativos aos que vivem nos espaços públicos da cidade, explica a coordenadora de projetos, Eliene Gonçalves  de Oliveira.

Com sede na Rua Além Paraíba, 208, no Bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, ao lado do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida busca ajudar todas as pessoas que recorrem à Igreja em busca de amparo emergencial. Essas pessoas são encaminhadas para os muitos serviços de amparo aos pobres mantidos pela Arquidiocese de Belo Horizonte e suas comunidades de fé. Também são assessoradas na busca por políticas públicas e por direitos assegurados na legislação brasileira.