Acolhida Solidária Dom Luciano e Pastoral de Rua: novo espaço para amparar pessoas em situação de rua

A Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida inaugurou um novo espaço para receber as pessoas em situação de rua. Todos os dias, cerca de 40 pessoas recebem atendimento social, como doação de roupas, agasalhos, itens de higiene pessoal, cestas básicas, fraldas geriátricas, encaminhamentos para a rede de assistência, além de orientação jurídica. A nova forma de acolhimento é uma parceria entre a Acolhida Solidária e a Pastoral de Rua, iniciativas que integram o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O vigário episcopal para a Ação Social e Política, padre Júlio César Gonçalves Amaral, destacou a importância do novo espaço: “Com essa iniciativa, queremos sempre melhorar a acolhida aos moradores de rua, fazendo com que eles se sintam à vontade e possam ter um sentimento de pertencimento. Nosso objetivo é ser uma casa que acolhe a todos e de modo muito especial os mais pobres, aqueles que mais precisam do nosso olhar e da nossa solidariedade”, afirmou.

A novidade agradou as pessoas atendidas. Claudinei Moreira, 34 anos, encontra na Acolhida Solidária um apoio para questões do dia a dia. Ele, que está desempregado há dois anos e desde então vive nas ruas de BH, conta que não comia desde o dia anterior e que “o café da manhã está sendo meu desjejum de ontem”. Além disso, Claudinei afirma que as roupas recebidas na Acolhida Solidária possibilitam participar de forma apropriada de entrevistas de emprego. “A Acolhida nos ajuda muito, pois dá dignidade para a pessoa tentar mudar a história de vida”, finaliza.