Ação social da Paróquia Santo Antônio, em Venda Nova, é referência na evangelização e no amparo social

O Projeto Casa de Nazaré, Ação Social da Paróquia Santo Antônio é referência na evangelização, no amparo social e na promoção humana para a comunidade da região de Venda Nova, especialmente para as famílias mais pobres. O serviço é aberto a todos, oferecendo clínica social com diversas especialidades na área de saúde, além das aulas de ballet, jiu jitson e violão. Uma programação cuidadosamente preparada envolve atividades físicas, culturais e artísticas.

A Clínica Social realiza,  atendimentos nas áreas da psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia. Ainda são oferecidas aulas de ioga, duas vezes na semana, a três turmas com pessoas de todas as faixas etárias. Um trabalho tem ajudado muito a melhorar a qualidade vida, particularmente por trabalhar aspectos relacionados à saúde física e emocional, contribuindo ainda para socialização dos alunos.

Há 20 anos, um grupo de convivência reúne adultos de todas as idades promovendo dinâmicas com propostas de valorização da vida, abordadas por meio esquetes, palestras, reflexões e partilhas. Atividades como a dança sênior, voltada para a terceira idade, trabalhos de memorização, coordenação motora e integração atraem sempre mais participantes.

O lazer inclui jogos de tabuleiro e memorização, além dos passeios em cidades vizinhas.  Os trabalhos manuais ajudam a preservar ou recuperar as habilidades. Os idosos aprendem a fazer enfeites e lembrancinhas em feltro, emborrachado e materiais similares.

Jovens e adultos com talento para a música têm a oportunidade de se desenvolver frequentando aulas de violão. São duas turmas, ao todo, 20 alunos com idades entre nove e 60 anos.

A escola de Ballet é referência na região. São 400 alunas orientadas por três professoras. São 14 turmas, formadas conforme a idade – a partir dos 3 anos e 6 meses . No final do ano, a escola organiza um festival de dança. Além de atrair crianças e adolescentes apaixonadas pela dança, o Ballet da Paróquia Santo Antônio funciona como coadjuvante nas terapias de algumas crianças atendidas pelas psicólogas das obras sociais. No jiu jitson, que iniciou este ano, são 30 alunos.

As senhoras da comunidades participam de cursos que visam à geração de emprego e renda, dando oportunidade também para a socialização. As oficinas de artesanato são orientadas por uma professora voluntária que ensina crochet, corte e costura, pintura em tecido e outras técnicas. A obra social tem ainda um salão de exposição para a venda de produtos artesanais.

A Paróquia também oferece, na Casa de Nazaré, um curso de inglês, que tem iniciado crianças no idioma e ajudado jovens e adultos a se capacitarem para o mercado de trabalho.  Um curso de desenvho artístico é professora graduada em desenho. e tem 30 alunos matriculados. Uma bliblioteca reforça  o interesse de todos gosto pela leitura.