Paróquia São João Paulo II: Projeto Colcha de Retalhos ajuda na geração de renda e socialização

O Projeto Colcha de Retalho da Paróquia São João Paulo II, em Caeté, é uma bonita iniciativa que parte da simplicidade do dia a dia das donas de casa, para envolver importantes aspectos da vida em comunidade. Além de cumprir sua proposta inicial de oferecer a possibilidade de convívio entre senhoras que vivem no território da Paróquia, o projeto transformou-se em possibilidade de renda para as famílias e de ação de preservação ambiental.

Senhoras com idades entre 50 e 80 anos de idade – Geralda, Nilda, Aparecida Justina, Aparecida Mendes, Maria do Carmo, Hercília e a coordenadora do grupo, Elaine – se reúnem durante a semana para recortar, unir milhares de retalhos e formar colchas coloridas que passaram a ser objeto de desejo das famílias da região. Mesmo antes de ficarem prontas, as colchas já têm seus donos que aguardam ansiosos a conclusão do trabalho. Até mesmo reunir alguns exemplares para uma exposição itinerante na própria comunidade e nas unidades vizinha, um evento idealizado pelo pároco, padre Marcelo Lacerda, tem sido impossível, pois tudo o que é feito costuma ser comercializado antes de o trabalho ser concluído.

Em um ano de projeto, a senhora Aparecida Mendes conta que já foram confeccionadas aproximadamente cem colchas. Todo o material é doado por uma confecção que faz uniformes para uma grande mineradora da região e, assim, consegue reduzir o impacto ambiental. Em vez de os retalhos serem queimados ou lançados de outra forma na natureza, são reciclados, transformando-se em peças de decoração e utilidade nos lares da cidade.

O projeto ainda é pequeno, mas tem grande potencial para ajudar as pessoas e a natureza. Por isso, o padre Marcelo deseja apresentar essa iniciativa para os moradores da região. “Admiro muito o trabalho dessas senhoras. Elas são autodidatas e, cada pessoa que passa a integrar o grupo é uma possibilidade para a troca de conhecimentos”. O sacerdote destaca ainda a importante contribuição do Projeto Colcha de Retalhos na construção do sentido de comunidade entre os moradores da região, especialmente, porque a paróquia é muito jovem, tendo sido criada há menos de dois anos.

Padre Marcelo é o maior incentivador do Projeto. É ele quem busca as doações de retalhos para a oficina, cedeu o local de trabalho e conseguiu as seis máquinas de costura e duas e overloque, doadas por um antigo projeto social.