Você está em:

Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus – SACEJ

Referência na vida da Igreja, da sociedade e na formação dos jovens, o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) celebra o início de uma especial etapa de sua história, com a inauguração de um importante espaço no Convivium Emaús, responsável por articular diferentes instâncias de formação e serviços da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Além do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (SACEJ), o Convivium Emaús acolhe a Pastoral Presbiteral, a Residência Santo Cura D’Ars, a Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), os programas de formação missionária para uma Igreja toda ministerial, a Comunidade Eclesial Ambiental e tantas outras importantes instâncias, a exemplo do Saúde Sempre+.

Trata-se de particular referência como centro de juventudes, da saúde sistêmica e orgânica, e comunidade de sacerdotes mais vividos. Também é local de eventos e promoções solidárias para gestão sustentável, incluindo gestos e programas concretos para o cuidado e benefício dos mais pobres. A nova sede do Sacej, articulada com todos esses serviços pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, tem por objetivo dar novas respostas para um novo tempo. Uma necessidade constatada pelo Arcebispo e amadurecida por meio de muita escuta e de diálogos com diferentes segmentos, sempre com o apoio e comprometimento da grande família do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus.

A edificação do Convivium Emaús, sede definitiva do Sacej, inaugurada em 2018,  incluiu etapas importantes: a bênção da pedra fundamental por dom Walmor, sob a proteção de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais – no dia 19 de junho de 2009, o início das obras, a conclusão dos primeiros edifícios. Dia a dia esse sonho se concretizava com a ajuda de sacerdotes, religiosos, leigos, evangelizadores, homens e mulheres de boa vontade, que se reuniram na Associação dos Amigos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (AmiSacej). Assim, o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus passa a reunir, em um único lugar, as comunidades Bom Pastor (Teologia), São Pedro e São Paulo (Filosofia) e São João Paulo II (Propedêutico), que correspondem aos estágios de formação dos sacerdotes, e ocupavam endereços diferentes nos bairros Coração Eucarístico e Dom Bosco. Durante oito anos de estudos, os postulantes ao sacerdócio são preparados por qualificados formadores, nas dimensões pastoral, espiritual, humana, afetiva, comunitária e intelectual.

História

O Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus foi criado por dom Antônio dos Santos Cabral, o primeiro Arcebispo de Belo Horizonte, em 15 de março de 1923, por zelo pastoral, com o compromisso de oferecer sacerdotes santos e pastores bons ao Povo de Deus. Sacerdotes fiéis ao dever de conduzir seu rebanho à luz do Evangelho. Uma história que começou na Rua Rio Grande do Norte, com uma pequena comunidade de seminaristas. Finalmente, pela coragem e fé de dom Cabral, uma bonita sede foi inaugurada em 1930, onde hoje é a Unidade Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Com a redução do número de vocacionados, o Sacej deixou sua sede para ocupar um espaço menor, iniciando-se um tempo de grandes mudanças.

Mais tarde, em 1975, o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus começa uma nova etapa de sua história de serviço eclesial, retomando a formação de grupos expressivos de sacerdotes. Uma edificação nova é construída nas vizinhanças da primeira sede, na Avenida 31 de março, no Bairro Coração Eucarístico.

O empenho de dom João Resende Costa, segundo arcebispo, do Cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, terceiro Arcebispo, e de dom Arnaldo Ribeiro, reitor e bispo auxiliar na Arquidiocese, também foram decisivos para o caminho do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, tornando-o parte relevante da história da Arquidiocese de Belo Horizonte.

CASAS DE FORMAÇÃO 

As Casas de Formação Inicial para o Ministério Ordenado da Arquidiocese de Belo Horizonte contemplam cinco dimensões:

• humana e afetiva;
• comunitária;
• intelectual;
• pastoral;
• espiritual.

Os seminaristas se dedicam aos estudos acadêmicos no Instituto Dom João Resende Costa (IDJ) da PUC Minas, perfazendo um itinerário de pelo menos duas graduações, Filosofia e Teologia – que os habilitam para a realização do trabalho evangelizador e pastoral junto ao povo de Deus.

A vida dentro de uma Casa de Formação é dedicada à oração, à reflexão, à vivência comunitária, acentuando a dimensão humano-afetiva em vista de uma maior maturidade e equilíbrio, ao convívio com as orientações e práticas pastorais (estágio em paróquias) e ao estudo individual. Tudo isso, em um ambiente que se pretende repleto do amor de Cristo, verdadeiramente abençoado pela Virgem Maria e propício ao crescimento e à santificação das relações que habilitam os jovens para assumirem, posteriormente, a fraternidade sacerdotal e os compromissos com o presbitério na Arquidiocese de Belo Horizonte.

CONTATO

Endereço: Rua Ibirapitanga, 235,
B. Dom Cabral, Belo Horizonte, MG – CEP 30.535-390
Informações: (31) 3375-2233

Site: https://arquidiocesebh.org.br/emaus/

Ícone Arquidiocese de BH