Entre os séculos 12 e 13, na Europa, surgiram confrarias e ordens religiosas fundadas por cristãos em busca de uma vida plena nos valores do evangelho, em oposição à ganância, ao luxo e prazeres mundanos. Nesse contexto, é instituida a Ordem dos Servidores de Nossa Senhora – Servitas. Fundada por jovens que, como sinal de santidade, abandonaram o luxo para viverem uma vida monástica, pautada na oração, na penitência e na renúncia.
Os sete santos são: Bonfiglio Monardi, Bonaiuto Manetti, Amadio de Amadei, Ugoccio de Ugoccioni, Sostenio de Sosteni, Maneto d’Antela e Aleixo Falconieri.
Os Sete Fundadores foram canonizados pelo Papa Leão XIII, em 1888 e são celebrados juntos no dia 17 de fevereiro, dia da morte do último fundador: Aleixo Falconieri.
A capelinha inicial usada pelos sete fundadores foi transformada num santuário dedicado a Nossa Senhora das Dores, hoje, um dos mais visitados templos marianos do mundo.
No mesmo dia celebramos: São Rômulo e São Silvino.
Oração
Inspirai-nos, ó Deus, a profunda piedade dos Fundadores dos Servitas, que se distinguiram pela devoção à Virgem Maria e a vós conduziram o coração do povo. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Santos fundadores da Ordem dos Servitas, rogai por nós.