santo do dia São Timóteo

São Timóteo

São Timóteo nasceu em Listra, na Ásia. Foi educado no judaísmo. Converteu-se ao Cristianismo aos 20 anos e seguiu a vida missionária. Percorreu muitas comunidades junto com o apóstolo Paulo, seu grande amigo e companheiro.

Fiel colaborador,  acompanhou Paulo em suas viagens a Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma. Às vezes ia sozinho, sendo recomendado por Paulo: “Estou lhes mandando Timóteo, meu filho dileto e fiel no Senhor: manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei”.

Por volta do ano 66, como bispo de Éfeso, foi nomeado pelo apóstolo Paulo para liderar a Igreja da Ásia Menor.

Morreu no ano 97.

Oração

Pai de amor, que escolheste Timóteo para ser um grande apóstolo, convertei-nos também a nós e inspirai-nos gestos de renovação da sociedade e das nossas comunidades eclesiais. Por Cristo nosso Senhor, amém.

São Timóteo, rogai por nós.