santo do dia São Tarcísio

São Tarcísio

São Tarcísio era acólito do Papa Sisto II. Durante a perseguição aos cristãos comandada pelo imperador Valeriano, o papa Xisto II queria levar a Eucaristia a um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como. São Tarcísio pediu ao Papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. São Tarcísio não conseguiu chegar à prisão. No caminho, foi identificado e morto no dia 15 de agosto de 257, aos 12 anos de idade.

No ano 767, seu corpo foi transferido para o Vaticano, para a basílica de São Silvestre, ao lado dos outros mártires. São Tarcísio foi declarado Padroeiro dos Coroinhas e Acólitos, que servem ao altar e ajudam na Celebração Eucarística.

– No mesmo dia celebramos: Bem-aventurado Isidoro Bakanja, Bem-aventurado Vicente Soler e companheiros, e a Assunção de Nossa Senhora.

Oração

Senhor Deus de bondade, olhai pelos nossos jovens e abençoai-os com a luz do seu amor. Que pela intercessão de São Tarcísio sejam os jovens conduzidos pelos caminhos da bondade e da justiça e se esforcem em realizar a vontade de Deus. Por Cristo Nosso Senhor, amém.

São Tarcísio, rogai por nós.