São Roque nasceu no ano de 1295, em Montpellier, na França, em uma família nobre. Ficou órfão na adolescência e distribuiu toda a sua herança aos pobres. Depois disso, viveu como peregrino, percorrendo a França com destino a Roma.
No final do século XIII e início do XIV , quando a peste negra devastou a Europa, São Roque cuidou dos enfermos durante, ganhando fama de santidade. Depois peregrinou por toda a Itália, onde encontrou um vasto campo de ação junto aos doentes incuráveis. De volta a Montpellier, que na ocasião estava em guerra, foi tido como espião. Durante cinco anos de cárcere, continuou praticando a caridade e pregando a palavra de Cristo, convertendo muitos prisioneiros e aliviando suas aflições.
Morreu na prisão em 16 de agosto de 1327.
– No mesmo dia celebramos: Santo Estêvão da Hungria e São João Francisco Régis
Oração
Ó inefável padroeiro nosso, São Roque, pela ardente caridade com que amastes o próximo nesta terra, chegastes a expor vossa própria vida para assisti-lo nas necessidades e doenças, especialmente nas moléstias contagiosas. Fazei que estejamos sempre livres dessas terríveis enfermidades e livrai-nos da peste ainda perigosa que é o pecado. Assim seja. Amém.
São Roque, rogai por nós.