santo do dia São Policarpo

São Policarpo

São Policarpo conviveu com os primeiros apóstolos e foi um elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano. Era respeitado por todos no Oriente, por seu caráter, elevado saber, amor à Igreja e fidelidade à ortodoxia da fé.  Aos 86 anos, perseguido por ser cristão, proferiu estas palavras: “Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar Àquele a quem prestei culto e reconheço como meu Salvador?”.

Condenado à morte, no ano de 155, ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: “Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos”.

– No mesmo dia celebramos: São Sereno e Santa Romana.

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, que a vossos pastores associastes São Policarpo, a quem destes a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

São Policarpo, rogai por nós.